Acupuntura: O Que É?

Conforme prometido, eis a sequência de posts sobre a acupuntura e suas aplicações!

A acupuntura nada mais é que uma prática terapêutica da medicina chinesa criada há mais de 5 mil anos.

Para compreender a acupuntura é preciso entender que a medicina chinesa entende o corpo humano de forma bem diferente que nós, ocidentais, pois acreditam que todas as doenças são causadas por um desequilíbrio energético (do qi). Assim, ao introduzir agulhas em determinados pontos (meridianos) , o fluxo energético é  desbloqueado e o organismo se reequilibra.

A tradição chinesa acredita que essa  técnica consegue “ajustar” os meridianos, que são os canais energéticos do corpo, revertendo o desequilíbrio, que é o que causa doenças, mas a medicina ocidental, ao contrário, entende que o estimulo feito pelas agulhas libera algumas substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e geram efeito em todo o organismo.

Sim, o “simples” toque das agulhas excita as células nervosas da pele, afeta o sistema nervoso central e estimula o cérebro de várias formas, inclusive levando-o a produzir substâncias analgésicas e anti-inflamatórias, o que alivia tensões musculares, melhora dores, combate o estresse e gera muito bem-estar.

Lógico que, durante muito tempo, isso foi visto como misticismos e charlatanismo e não foi fácil adquirir credibilidade, mas desde 1995 a acupuntura é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina aqui no Brasil, pois realmente funciona em dezenas de casos e sobre isso não restam dúvidas.

acupuntura-para-perder-peso

Tem Aval Científico?

São inúmeros os estudos feitos ao redor do mundo, em grandes universidades, para provar a eficácia da acupuntura, que possui, sim, aval científico que atesta o seu poder terapêutico.

A Organização Mundial de Saúde publicou, na década de 80, um documento chamado “Acupuncture: review and analysis of reports on controlled clinical trials”, no qual expõe resultados de  pesquisas realizadas durante não menos que 25 anos. Vale lembrar que esse estudo foi atualizado no ano de 2002 e lista 41 doenças onde a acupuntura mostrou-se realmente eficaz, mais, em alguns casos, que os remédios e tratamentos convencionais.

Como É Feito o Diagnóstico?

Na acupuntura o diagnóstico é feito após um longo questionamento sobre os mais diversos aspectos da vida do indivíduo, bem como da observação de algumas manifestações físicas, do tom e aspecto da pele, da respiração, da pulsação, dentre outras coisas.

De modo geral, o indivíduo já chega ao “consultório” com alguma queixa ou com algum diagnóstico, mas outros aspectos são observados, pois, vale lembrar que o objetivo da acupuntura é prevenir doenças através da manutenção do equilíbrio energético.

Como São As Agulhas? A Aplicação dói?

As agulhas utilizadas na acupuntura são metálicas, bastante finas, de ponta arredondada e comprimento variável.

A aplicação, de modo geral, não causa dor, pois as agulhas são muito finas, mas isso depende da sensibilidade de cada pessoa. O que se sente, no máximo, é uma “picadinha”. Mas se a pessoa tiver pânico de agulhas, existem outros meios, como a eletroacupuntura e  a acupressura, por exemplo. Contudo, o método tradicional se mostra mais eficaz e produz resultados mais rápidos.

Segue no próximo post!

Beijos

Ju Lopes

Acupuntura: O Que É?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.