Acupuntura Serve Para Quê?

Quantas Sessões São Necessárias?

A quantidade de sessões vai depender do que precisa ser tratado e da “resposta” do paciente, então é impossível prever de antemão quantas serão necessárias. O que se pode dizer é que os efeitos são rápidos e em pouco tempo a melhora vem.

Contudo, quem começa a fazer, dificilmente quer parar, pois a técnica gera melhora em todo o organismo, já que reequilibra-o.

Em Quais Casos é Mais Utilizada?

A acupuntura pode ajudar nos mais diversos tipos de problemas, desde o câncer, para amenizar os efeitos da quimioterapia, até dores diversas, como as lombares, cervicais e musculares, passando pela ansiedade, insônia, depressão, asma, alergias, obesidade, diabetes, enxaqueca e doenças de pele.

Estudos realizados na Unifesp, com cobaias, demostraram potencialização da memória após a acupuntura e se estuda no momento, os efeitos da mesma como estimulante da memória e do aprendizado.

No tratamento da enxaqueca a acupuntura e é largamente utilizada e demonstra excelentes resultados, assim como da rinite alérgica, das alergias diversas, da ansiedade e da depressão.

Além disso, pacientes que tiveram AVC e foram tratados com acupuntura demonstraram, segundo estudo realizado pela USP, resultados positivos em relação à paresia, que é a redução da força.

acupuntura_SN

Comprovou-se que as picadas das agulhas liberam substâncias analgésicas, como a endorfina, por exemplo, que eleva à tolerância a dor e faz com que as “picadinhas” tenham efeito de relaxante muscular. No mais, a técnica aumenta em até 40% a produção do cortisol, que é um anti-inflamatório natural.

Em relação às dores crônicas, uma pesquisa coordenada por Andrew Vickers, pesquisador do Sloan-Kettering Cancer Center,  utilizou dados de estudos clínicos feitos com 17,992 pacientes de cinco países (Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Espanha e Suécia), e demonstrou que os pacientes que fizeram acupuntura apresentaram menos dores em casos crônicos de osteoartrite, cefaleia e lombalgia , o que mostra que essa técnica é uma opção válida e eficaz também para esses casos.

De modo geral, a medicina chinesa afirma que existem em nosso corpo, 1500 pontos sensíveis às agulhas, mas a medicina ocidental comprovou o seu efeito, até o momento,  apenas em 360 pontos.

Atendimento pelo SUS

O valor de cada sessão de acupuntura varia bastante de um local para outro, mas a média é de R$ 60,00. Contudo, o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como hospitais universitários, já oferecem o tratamento gratuitamente.

Além disso, é preciso saber que a acupuntura é uma especialidade médica e, por isso, os planos de saúde devem cobrir esse tipo de tratamento. Entretanto, a grande maioria só “cobre” a sessão se a indicação for de um médico e o procedimento feito também por um médico, enquanto outros estabelecem limites para o número de sessões.

É preciso ter cuidado, contudo, com a escolha do acupunturista, isso porque se trata de uma técnica que atinge as terminações nervosas e é sim, invasiva. Procure referências, veja  as formações profissionais e coisas do tipo.

No próximo post tem a lista das 41 doenças nas quais a  OMS comprovou a eficácia da acupuntura, mas, com certeza, a lista é muito maior!

Beijos

Ju Lopes

Acupuntura Serve Para Quê?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.