4- Cera Quente
O modo mais comum de usar a cera quente é em roll-on. Nesse processo, a cera é esquentada em um aparelho e aplicada na região escolhida, no caso, nas axilas. Após um tempo, retira-se com um tipo de tecido ou papel.
É um dos métodos mais utilizados justamente pela boa durabilidade e por deixar a pele bem lisinha. Além disso, no caso do roll-on, é um método higiênico.
A parte ruim é que, como é complicado equilibrar a temperatura da cera, pode queimar a pele.
Há ainda um método com cera quente, geralmente contendo mel, onde os pelos não são retirados com tecido ou papel, mas, sim, com a própria cera.
Na teoria, é menos dolorosa que a técnica que utiliza o roll on e tem a vantagem de ser aplicada em todo o corpo.
O que “pega” é a questão da higiene, já que ela pode ser reaproveitada, por isso é importante exigir que a esteticista utilize uma cera “nova”, sem uso.
Em muitos casos, pode manchar a pele com o uso contínuo, devido a chamada pigmentação pós-inflamatória, bem como aumentar a incidência dos pelos encravados.
O ideal é que a cera seja específica para o seu tipo de pele e de pelo!
5- Cera Fria
A cera fria é “para os fortes”, pois dói e dói muito, mas, apesar disso, os resultados duram bastante e é muito higiênica.
Nessa técnica, a cera é aplicada no papel celofane e, em seguida, na pele. Aí puxa-se as folhas repetidamente até que elas percam o poder de “puxar” os pelos.
O processo é demorado e mais dolorido que a técnica que utiliza a cera quente, vez que, como não há dilação dos poros, a remoção dos pelos é mais difícil.
6- Depilação a Laser
A depilação a laser é “desejo mor” da mulherada, vez que é bastante eficaz, pois elimina o bulbo dos pelos.
Entretanto, é cara, pode exigir várias sessões e os resultados dependem tanto do tipo de pelo quanto do tipo de pele. Além disso, há o risco de hiperpigmentação, sobretudo em peles mais escuras.
Dicas Básicas
1- Se a pele estiver irritada, machucada ou avermelhada, não depile!
2- Antes da depilação, a pele precisa estar limpa, então lavem a região com água e sabão para evitar possíveis infecções.
3- Para quem usa lâmina, o melhor é se depilar durante o banho, com a água do chuveiro quente, pois o vapor quente faz com que a remoção do pelo seja facilitada.
4- Ainda no caso da lâmina, jamais depile “a seco” para não gerar ainda mais atrito e agredir ainda mais a pele.
5- Não use nenhum produto que contenha álcool ou ativos potencialmente irritantes no pós depilatório, incluindo perfumes, para evitar irritações e alergias.
6- Após a depilação, nada de se expor ao sol! A pele estará muito mais sensível e poderá manchar.
7- Tenha sempre um creme calmante para aplicar na pele após a depilação, o que evita irritações e mantém a pele protegida e hidratada.
Beijos
Ju Lopes