Volta e meia falo da ureia por aqui, mas percebo que muita gente não entende porque ela é um ativo tão bom pra hidratar a pele, já que existem ativos mais modernos.
A ureia é um ativo que faz hidratação ativa. Ou seja, permeia a camada córnea e retém água em toda a sua extensão, sendo considerada higroscópica.
Sua eficácia deriva da sua capacidade higroscópica, já que ela possui um alto poder de se “ligar” á agua, sendo extremamente hidratante, e não só umectante.
Além disso, ela gera a hidratação da queratina, pois é um desnaturalizante protéico, além de proporcionar uma queratólise na pele seca, sendo, por isso, utilizada há décadas nesse tipo de pele.
Pra simplificar, basta dizer que a ureia possui um efeito de hidratação no interior das células, o que significa mais hidratação por mais tempo.
Além de ser um hidratante potente, a ureia possui ação queratolítica, antimicrobiana e anti-inflamatória.
Por causa dessas propriedades, a ureia é utilizada em tratamentos de peles secas, ressecadas e descamativas, psoríase, dermatites, feridas, ictioses e úlceras.
É importante ficar de olho na concentração de uso, que varia normalmente de 3 a 20%.
As concentrações com 3% de ureia são indicadas para peles mais sensíveis. A de 10% para tratamento de pele seca, ressecada e descamativa, e a de 20% para hidratação de áreas ultra ressecadas, como calcanhar e cotovelo.
Em alguns casos, contudo, a concentração pode ser maior, mas deve ser receitada e acompanhada por um médico de confiança.
Um exemplo é o tratamento de língua nigravilosa, onde a concentração pode ir de 20 a 40%.
Todos os meus hidratantes corporais manipulados contêm ureia, já que não dá pra abrir mão de um ativo tão bom.
Pra quem tem problemas de rachaduras ou pés ressecados, o uso de hidratantes à base de ureia é de grande ajuda.
O bom é que não é um ativo caro e dá pra ser associado a outras substâncias.
Beijos
Ju Lopes