Meninas, como passaram o natal? Eu tô feliz mesmo é que o natal já passou, porque ôooo data pra me deixar triste e melancólica, viu? Não consigo vivenciar a parte boa do natal, pois esse é “o dia” onde eu me dou o direito de sofrer um pouquinho… Já viram que a figura aqui é extremamente controladora, né? Quer controlar até o dia de sofrer, como se isso fosse possível!kkkkk
Bommm, mas agora que o dia chato passou, vamos pensar no ano novo?
O post de hoje é sobre as tradições do ano novo chinês, nas quais eu me inspiro mesmoooo! Ahhh, e foi feito em homenagem a Bruno, o dindo de Ozzynho, que estava esperando por esse post. Cumpri, viu Bu?
Na china o ano novo é celebrado durante 6 semanas, e é nesse período que eles fazem uma faxina completa em suas casas para mandar pra longe os espíritos ruins e as obstruções, abrindo, dessa forma, lugar para o novo e para a boa sorte.
Além de limpa, a casa deve, se possível, estar pintada. Isso faz com que o velho fique para trás e as coisas novas cheguem.
Na ceia deve ter peixe, que representa a abundância e a fecundidade. Aqui há uma particularidade: eles jamais comem o peixe todo no ano novo, pois sobras simbolizam abundância para o ano seguinte. Além disso, eles não servem postas ou pedaços de peixe, pois cortar o peixe pode trazer cortes na vida da família.
Arroz também é obrigatório, por simbolizar fartura e abundância.
Pode-se comer também o camarão, que significa sorriso fácil; ostras, que significam coisas boas chegando; alface, que significa subir; algas, cuja pronúncia é o mesmo de riqueza; cogumelo, que significa moeda de ouro; talharim representa a vida longa; e a tangerina chama a sorte.
As cores do ano novo chinês são o vermelho e o dourado, pois trazem boa sorte, sobretudo se roupas e sapatos nessas cores forem novos.
Sempre a meia noite todas as luzes da casa devem estar acesas, todas as portas e janelas devem estar abertas e muitos fogos devem ser queimados.
A queima de fogos afugenta os maus espíritos, as luzes acesas simbolizam as amizades, a união e a reconciliação, e as portas e janelas abertas são usadas para que o ano velho saia e o ano novo entre.
No primeiro dia do ano é proibido varrer a casa para não varrer a sorte. Também não é auspicioso partir algo durante o primeiro dia do ano, pois “chama” a má sorte.
Outra coisa: esqueçam o número quatro, que tem o mesmo som de “morte”.
Dá pra pegar umas coisinhas e adaptar né? Supersticiosa que sou, não varro a casa no primeiro dia (preguiçosaaa), deixo luzes acesas e janelas abertas, calço sandálias douradas, como peixe, faço a tal faxina um dia antes e uso uma peça vermelha, nem que seja uma fita amarrada no pulso.
E vocês, tem alguma dessas superstições?
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br