Dia desses recebi um e-mail pedindo dicas para cabelos com caspa e anotei aqui na agendinha (é, anoto os temas para os próximos posts), mas foram surgindo coisas novas e acabei esquecendo. Mas, pra compensar, o post de hoje é tipo um “intensivão” sobre a caspa, com causas, tratamentos possíveis e tudo o mais!
O Que É A Caspa?
A caspa, que a gente identifica como um “pozinho branco” no cabelo, nada mais é do que uma manifestação da dermatite seborreica, que pode se manifestar sob a forma de descamações no couro cabeludo, pruridos e lesões avermelhadas.
Quando a caspa é seca, o cabelo fica cheio de “pozinho branco”, mas em alguns casos a caspa é gordurosa, gerando inflamações e feridas úmidas no couro cabeludo.
Quais as Causas da Caspa?
Até o momento não se sabe ao certo o que realmente causa a caspa, embora se saiba que ela está relacionada com um fungo (pityrosporum ovale ) que é encontrado no couro cabeludo saudável, mas que, por algum motivo, passa a ser produzido em quantidades maiores.
Apesar da imprecisão quanto às causas, alguns fatores, sobretudo os relacionados com a baixa imunidade, o estresse, a ansiedade, a gestação, as químicas capilares, os processos alérgicos, o uso de produtos inadequados ao seu tipo de cabelo, distúrbios hormonais, distúrbios glandulares e alimentação rica em gordura estão relacionados ao surgimento da caspa.
E, quando há excesso na produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que deixa o couro cabeludo mais oleoso, a situação se complica, pois as descamações aderem à pele.
Como Controlar a Caspa?
O ideal é, inicialmente, procurar um dermatologista, que é quem pode dizer, com precisão, os motivos pelos quais você provavelmente tem o problema e receitar os produtos adequados.
Contudo, sabe-se que shampoos e loções com ativos como o cetoconazol, o piritionato de zinco, a sulfacetamida sódica, o enxofre, o ácido salicílico e o octopirox, por exemplo, ajudam a contornar o problema.
Nos casos mais graves, o uso de loções que contenham substâncias como corticosteroides ou a sulfacetamida são indicados, e em casos de caspa gordurosa, com formação de crosta no couro cabeludo, é essencial o uso de produtos como, por exemplo, os caratolíticos, que ajudam na remoção das crostas.
Cuidados Básicos
Quem tem tendência a ter caspas precisa se precaver e tomar alguns cuidados básicos, como:
1- Lavar os Cabelos Diariamente
Para quem tem caspa é essencial manter o couro cabeludo limpo justamente para eliminar as “escamas” na mesma medida em que elas se formam. Então, lavar os fios diariamente é regra!
2- Não Lavar os Fios Com Água Quente
A temperatura ideal da água para lavar os fios, no caso de quem tem caspa, é a “ambiente”, nem muito quente, nem muito fria. A água quente estimula a produção de sebo, deixando o couro cabeludo ainda mais oleoso e piorando a descamação.
Essas medidas são simples, mas, quando observadas desde o início, reduzem bastante o quadro. Já quando a pessoa não cuida o quadro evolui e pode levar, inclusive, a queda capilar!
Beijos
Ju Lopes