A mecha não sai, literalmente, da cabeça das mulheres. Não estamos falando que a tinta não sai… É a tendência de tintura cada vez mais forte entre a mulherada, seja lá qual for a idade! A mecha já foi californiana, já passou pela listrada, pela mais marcante e até pela suave.
A mistura de cores gera um efeito degradé chique e super moderninho. Fica bem nos fios lisos ou cacheados, de várias cores diferentes ou só com dois tons. Mas, claro, é preciso ter cuidado para escolher um tom que combina com a sua pele e com o corte de cabelo.
No entanto, na hora de pintar os cabelos é necessário ter atenção redobrada, justamente para não errar o tom, principalmente nos cabelos cacheados. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cabelos cacheados são mais finos e frágeis e não suportam tratamentos químicos muito fortes. Os fios ondulados e crespos precisam de muita hidratação para ficarem bonitos.
Quem alerta para os cuidados na hora de produzir mechas é a cabeleireira e empresária Bárbara Moura, técnica da marca Onduladus e cabeleireira do salão Raízes, do Rio de Janeiro. “Todos os tratamentos para fazer mechas agridem os cabelos. Além da hidratação, que é necessária, pois as mechas ressecam os fios, o ideal é evitar produtos químicos muito fortes. Eu costumo indicar um pó descolorante sem amônia, seguido da tintura. Isso diminui a agressão”, explica a profissional.
De acordo com Bárbara, no verão os tons mais claros como o mel são os mais procurados, pois geram uma combinação harmoniosa com a pele negra e também morena levemente bronzeada. “Eles realçam o bronze e ficam lindos”, afirma a profissional. Já no outono/inverno, são os tons os mais escuros, como caramelo e vermelho que fazem a cabeça das mulheres e combinam melhor com as estações mais frias.
Além das mechas, uma outra opção são os reflexos, mais largos e feitos com papel alumínio. “Sem o papel, o reflexo pode manchar o resto do cabelo, pois a tinta escorre. Os cuidados para realizar o procedimento são os mesmos”, explica Bárbara.
A cabeleireira ressalta ainda que, para não se decepcionar na hora de tingir, escolher um profissional de confiança é o maior segredo. “Somente um profissional vai poder indicar combinações para o tom de pele, tipo de cabelo e o efeito realmente esperado. Além disso, é possível fazer um teste para que não aconteça a quebra de fios. Os cabelos tingidos requerem cuidados especiais de hidratação e sempre precisam de retoque”, afirma.
Algumas dicas que você deve levar em conta ao ter cabelos com mechas. Esse tipo de cabelo exige cuidados especiais!
1) Marque na sua agenda: salão a cada três meses. Quem tem mecha, é regra retocá-las a cada três meses, porque raiz feia ninguém merece, né?
2) Não misture tipos diferentes de químicas, como progressiva e tintura. Isso danifica muito o cabelo e pode provocar queda, efeito chiclete e pontas bem ressecadas.
3) Evite secador e chapinha, pois também desidratam os fios e, logo depois da química, podem causar ressecamento, pontas duplas e deixar o fio sem brilho.
4) Use um bom leave-in com filtro solar para proteger a cor sempre depois que lavar os cabelos e antes de sair de casa. Tomar banho de sol sem proteção também é tiro no pé para acabar com os fios.
5) Investir sempre na hidratação pelo menos uma vez por semana com máscara de tratamento é fundamental para manter a cor, o brilho e a maciez dos fios. Também é indicado fazer uma hidratação com ampola propícia para cabelos com mechas, uma vez por mês, durante o banho ou no salão.