Férias no fim, verão quase acabando, volta às aulas e… Cabelo acabado por causa do sol, da piscina e do excesso de banho de mar. Foi ótimo, claro, mas agora é hora de restauração e recuperação dos fios para enfrentar o ano. Seus cabelos estão cheios de resíduos da estação mais quente do ano e pedem por socorro. É areia, sal, cloro, altas temperaturas. Tudo isso acumulado nas camadas capilares, que ficam desidratadas e sem a maioria dos nutrientes que precisam. Resultado: fio opaco, cabelo sem vida e você preocupada. A boa notícia é que para todos esses problemas, há solução!
Para começar o tratamento de choque, uma boa lavagem com xampu antirresíduo uma vez por semana, até completar um mês. Ele vai limpar seus fios e conseguir retirar essa sujeira toda acumulada durante o verão. Na mesma proporção de vezes, faça uma hidratação. O bom é começar com uma profunda, no salão de beleza, como cauterização ou reconstrução. A técnica vai dar ao fio uma boa dose de nutrientes para começar a reposição.
Depois, uma vez por semana, é indicado usar máscaras de tratamento. Vale os cremes, sempre aplicados mecha a mecha, e também as ampolas de absorção rápida, que geralmente duram um minuto de aplicação no banho. O maior inimigo dos cabelos durante o verão é o cloro da piscina. Ele tem muita química e é capaz de penetrar nas camadas capilares, destruindo o que encontra pela frente. Por isso a importância da hidratação. Procure escolher produtos que tenham complexos de silicones, queratinas e vitaminas, principalmente a E, na fórmula. Eles conseguem repor o que foi perdido e selam as cutículas, protegendo das futuras agressões, como o secador e a chapinha.
É bacana a partir hoje usar um leave-in. Se você dispensou o produto durante os banhos de sol, nunca é tarde para começar a usar. Ele deve ter proteção contra raios solares, assim ajuda a manter a hidratação, além de prevenir mais ressecamento. Geralmente, se tem ressecamento, tem fio quebradiço e aspecto espigado. A solução também é a hidratação, seguida por um corte de cabelo (pelo menos as pontinhas!) quando for o caso da ponta dupla. E quanto menos você prender os cabelos, melhor. O elástico destroi a fibra, deixando-a toda quebradinha.
Muito sol na cabeça pode provocar a queima do couro cabeludo, levando a descamação ou, nos piores casos, causar vermelhidão e dores. Se este problema atingiu você, a dica é não tirar o chapéu da cabeça sempre que for para o sol até o couro cabeludo melhorar. Uma solução é passar cremes para queimadura, o mesmo usado para a pele ou procurar um médico. Outro problema que atinge o couro cabeludo é a caspa. Como suamos muito mais no verão, passamos a produzir mais oleosidade e lavamos mais vezes o cabelo, deixando a região úmida. Isso tudo resulta na caspa. Para sarar a situação, a dica é sempre fazer uma esfoliação com produtos específicos para cabelo e mais uma vez recorrer à hidratação.
Já se o loiro ficar verde, vermelho alaranjado ou o castanho amarelado, a solução é mesmo ir ao salão e pintar novamente os fios. Depois, fazer um banho de brilho com hidratação. Assim, você entrará no inverno super linda e com os cabelos saudáveis!