Retenção de líquidos: tu és uma praga!
Já repararam que tem épocas que a gente incha? A barriga fica maior, a celulite fica mais intensa e, com isso, o humor vai ladeira abaixo!
O nome disso é retenção de líquidos, que se caracteriza pelo acúmulo de líquidos em excesso entre as células, que, não eliminado pela urina, causa inchaço.
Esse inchaço, que é generalizado, geralmente é mais intenso na barriga, nas coxas, nos tornozelos, na mama, nas mãos e nos pés.
E ele é tão, mas tão “miserável”, que pode nos fazer “engordar” até dois quilos (dois!!!) em um só dia!
Além disso, faz a cabeça doer, a pressão subir e a visão embaçar.
Nas mulheres, a retenção de líquidos costuma ser intensa no período menstrual em decorrência das alterações hormonais e metabólicas típicas do período.
A parte boa é que esse inchaço some após o período menstrual.
Mas, caso ele apareça em outros momentos, existem algumas diquinhas que fazem o corpo desinchar.
O básico é cuidar da alimentação reduzindo ao máximo o consumo de sal e de alimentos ricos em sódio. Ou seja, enlatados, industrializados e em conserva.
Reduza, ainda, o consumo de feijão, queijos amarelos, frituras, refrigerante, açúcar e carnes vermelhas, que fermentam facilmente e deixam a barriga inchada.
O bom é investir em alimentos que combatem o inchaço, como frutas, – sobretudo melancia e abacaxi – folhas verdes, carnes brancas e cereais.
Aumentar o consumo de chás, sobretudos os diuréticos, é uma boa pedida, já que eles ajudam a combater o inchaço.
Boas opções são o chá de cavalinha, o chá verde, o chá de porangaba e o chá de hibisco.
Praticar uma atividade física é essencial para que o corpo não inche, já que ela estimula a circulação sanguínea e acelera o metabolismo.
Tomar pelo menos dois litros de água por dia é outra dica importante, pois manter o corpo hidratado ajuda a eliminar as toxinas e melhora a circulação sanguínea, o que é de grande ajuda em casos de retenção hídrica.
Não dá para se esquecer, também, da drenagem linfática, massagem top de linha quando se trata de inchaço.
Beijos
Ju Lopes