Dieta do pH
Tempos atrás alguns estudos sugeriram que alimentos alcalinos possuem o poder de eliminar toxinas do organismo, que são uma das principais causas da obesidade.
Sim, é isso mesmo: alguns especialistas relacionam as toxinas, oriundas do desequilíbrio do pH, como uma das causas da obesidade.
Assim, ao eliminarmos a acidez do organismo, optando por alimentos alcalinos, estamos ajudando o nosso organismo a ficar mais saudável e o nosso corpo a ficar mais magro.
É uma dieta particularmente indicada para os dias atuais, quando nos entupimos de alimentos ricos em sal, doces gorduras e bebidas alcoólicas, alimentos considerados ácidos, que, no organismo, ocasionam problemas como alergias, excesso de peso e inchaço, dentre outras coisas.
Como Funciona?
A base da dieta alcalinizante é um cardápio rico em alimentos alcalinos e pobres em alimentos ácidos, sem contagem de calorias.
O nosso corpo, para funcionar corretamente, precisa estar com um pH mais alcalino, próximo de 7.3, já que para que as células recebam nutrientes e oxigênio, e liberem resíduos celulares é preciso uma leve alcalinidade.
Se isso não acontece, há o acúmulo de toxinas, que interfere no metabolismo, estimula a produção de radicais livres, aumenta a sensação de fome, estimula a retenção de líquidos e dificulta a perda de peso. Ou seja, quilos extras na certa!
Além desses prejuízos, que refletem na parte estética, há a questão da saúde, pois essas toxinas levam ao aumento da pressão arterial, dentre muitas outras coisas.
Como equilibrar o pH?
O problema é que todas as reações metabólicas geram ácidos, então precisamos dar ao organismo meios de neutralizar esses ácidos, e esse meio é a alimentação.
Para equilibrar o pH do organismo, é preciso que façamos a ingestão diária de pelo menos 80% de alimentos alcalinos.
Para saber qual o pH de cada alimento é preciso conhecer a escala do potencial hidrogeniônico (pH), que vai de 0 a 14 ( é a mesma dos produtos capilares, lembram?).
Alimentos com pH de 0 a 7 são ácidos e de 7 a 14 são alcalinos.
Além disso, é preciso evitar o uso de cigarro, de bebidas alcoólicas e controlar o estresse e a ansiedade.
Segue no próximo post: Dieta do pH : Pontos Positivos e Negativos e Dieta do pH: O que pode e o que não pode comer?
Beijos
Ju