Alguns alimentos possuem um efeito térmico, ou seja, a capacidade de elevar a temperatura do corpo facilitando a queima de gorduras e acelerar o metabolismo.
O consumo desses alimentos dentro de uma quantidade adequada ajudam no emagrecimento e quanto mais dificuldade o organismo tiver para digerir um determinado alimento maior será o seu efeito termogênico.
Como eu já sei que tem gente aqui que, assim como eu, faz a louca com muita facilidade vou avisando logo: montar uma dieta 100% de alimentos termogênicos não vai te emagrecer mais rápido, mas pode causar vários problemas para sua saúde como insônia, nervosismo, dores de cabeça e problemas digestivos, dentre outros.
Ademais, isoladamente esses alimentos não dão efeito nenhum no organismo pois é preciso que estejam inseridos em uma dieta equilibrada e sejam associados a uma rotina de exercícios físicos.
Equilíbrio é tudo viu gente? Um dia eu me conscientizo disso!rsrsrs
Além disso, pessoas que possuam problemas de hipertiroidismo, hipertensão, enxaqueca, problemas digestivos e cardíacos não devem ingerir esses alimentos sem o acompanhamento de um nutricionista e/ou um endocrinologista.
O correto é que se acrescente ao menos duas porções de alimentos termogênicos diariamente na dieta, preferencialmente antes da atividade física, o que pode levar a uma queima de até 200 calorias por dia.
Os principais alimentos termogênicos são o pimentão, pimenta vermelha, a canela, o chá verde, o gengibre, o chá de hibisco, o vinagre de maçã, o guaraná em pó, a mostarda, a acelga e a cafeína.
A pimenta vermelha, que pode ser facilmente incluída na dieta, possui uma substancia chamada capsaicina que ajuda na quebra da gordura e aumenta em até 20% a atividade metabólica ( o duro é conseguir comer 3 gramas dessa pimenta, que é a quantidade recomendada, sem sair fogo ” pelas ventas” né? ).
Uma colher de canela por dia aumenta o metabolismo basal, ajuda no emagrecimento e, de quebra, aumenta a nossa imunidade. Outro alimento fácil de encaixar na dieta é o gengibre, que aumenta o gasto calórico em até 20% e trás inúmeros benefícios para a saúde.
O chá verde ( que é vendido também em cápsulas) e o chá de hibisco aumentam a temperatura corporal, reduzem a absorção de açúcar, previnem doenças e ajudam na regulação do trânsito intestinal. Vamos começar a estocar os litros né?
Além dos alimentos termogênicos, alguns fitoterápicos como o citrus, o ômega 3 e a quitosana podem ajudar o organismo a trabalhar mais rápido. Eu admito que sou superrrr fã de fitoterápicos, tomo mesmo muitas capsulazinhas e os resultados são muito bons.
Como se vê, opções não faltam. Basta acrescentar pitadinhas ou capsulazinhas de termogênicos na dieta para ver o ponteiro baixar. Vamos começar?
Beijos