Já imaginaram uma cápsula que consegue evitar o esquecimento? Evitar que você se esqueça de tomar aquele bendito remédio? Pois não, não é mais “projeto do futuro”, é realidade aqui e agora!
Tecnologia do Bem!
Uma combinação de cápsula, adesivo e telefone celular, batizada de Proteus Biomedical Raisin promete ser a solução perfeita para quem esquece de tomar remédios, o que é comum para quem tem doenças crônicas e precisa tomar remédios por longos períodos.
Essa tecnologia inovadora, criada por três engenheiros americanos (Andrew Thompson, Mark Zdeblick e George Savage) , alerta sobre a falta de medicamento no organismo. O adesivo já foi aprovado pelo FDA em 2010, e agora em 2012 atestou-se a segurança da chamada “pílula sensor”. Em breve o dispositivo estará disponível pra uso no Reino Unido, onde passou por testes intensivos.
Além de “delatar” os esquecimentos, essa tecnologia registra alguns dados, como a frequência cardíaca e o padrão de sono, por exemplo. Achou pouco? Pois ela envia relatórios sobre esses dados para você e também para o seu médico! Isso é muito interessante e importante, já que o compartilhar de informações faz com que o médico saiba exatamente o que anda acontecendo e se o paciente está ou não seguindo as indicações.
De acordo com informações veiculadas pela revista Saúde, da Editora Abril, apenas cerca de 30% das pessoas que fazem tratamento para combater o colesterol tomam remédios conforme receitado pelos médicos, e isso, com certeza, acontece em quase todos os casos, o que aumenta mais ainda o interesse em torno dessa tecnologia tão inovadora quanto útil.
Mas, afinal, como funciona essa tecnologia espiã?
Trata-se de uma tecnologia que conta com três itens atuando de forma conjunta: a cápsula, que é ingerida junto com o remédio prescrito, o adesivo que deve ser colocado no braço e um aplicativo para smartphone.
A cápsula é feita com materiais orgânicos que envolvem um sensor que possui duas peças de metal. Quando chega ao estômago, essa cápsula de dissolve e as partes metálicas acabam interagindo e gerando um sinal eletrônico que é enviado para o adesivo.
O adesivo, colado no braço, envia a informação para o smartphone, que registra que o medicamento foi ingerido e, além disso, coleta dados importantes, como os níveis de atividade do paciente.
Já no aplicativo do celular, é possível ver as informações transmitidas pelo adesivo. Aqui, a parte interessante: se o telefone não receber o sinal que confirma a ingestão do medicamento, ele avisa ao paciente que ele precisa tomar a dose da vez!
Posso falar? Isso é a oitava maravilha do mundo pra quem, como eu, esquece de tudo o tempo todo! Milhares de vezes esqueci de tomar remédio, aliás, isso acontece sempre, mesmo usando aqueles porta-comprimidos com vários compartimentos, como dias da semana e horários, mesmo usando aplicativos para lembrar, por exemplo, a hora da pílula, mesmo usando calendários com alarmes diversos. Super me interessei e rezo para que isso chegue aqui logo, o que não é lá muito fácil!
Beijos
Ju Lopes