Todo mundo sabe que é preciso ingerir uma determinada quantidade de fibras diariamente para que o organismo funcione corretamente.
Acontece que as fibras oferecem uma infinidade de benefícios para a saúde e, pasmem, para a beleza!
Começando pelo básico, as fibras alimentares, que são substâncias que, após a ingestão, não passam por hidrólise, absorção e digestão pelo intestino, ajudam no funcionamento do trânsito intestinal.
Isso acontece porque as fibras, por não serem digeridas e nem absorvidas, reduzem o tempo do trânsito intestinal, aumentam o peso e o volume fecal, e também aumentando a quantidade de evacuações.
Dessa forma, as fibras são essenciais para prevenir a constipação, bem como hemorroidas e outros problemas intestinais.
Outro benefício muito importante das fibras, é que elas reduzem o risco do câncer de cólon. Nesse caso, as fibras insolúveis são as mais indicadas, pois elas diluem e aceleram o trânsito de substâncias que podem causar esse tipo de câncer.
Como atuam no estímulo dos músculos do sistema digestivo, mantendo os mesmos saudáveis, as fibras agem também na prevenção à diverticulite.
Elas ajudam na diminuição do colesterol ruim, pois reduzem a absorção de gordura e retardam a absorção do colesterol.
As fibras reduzem a absorção de carboidrato e, assim, atuam no manejo da glicose, reduzindo a velocidade com a qual a glicose se espalha na corrente sanguínea, o que minimiza o risco de diabetes.
Além disso, as fibras previnem a apendicite, aumentam o peso das fezes, limpam o organismo, estimulam a secreção do suco gástrico e ajudam na fermentação bacteriana no cólon.
Para deixar tudo ainda melhor, as fibras ajudam – e muito – no controle do peso, pois promovem uma maior sensação de saciedade e por um tempo mais longo.
Nos próximos posts, falarei sobre fontes de fibras, tipos de fibras e outras coisitas mais!
Beijos
Ju
@JuLopesL / [email protected]
https://www.facebook.com/JuLopesPE