É possível sim, prevenir os cálculos renais, desde que se saiba qual o seu tipo, o que o originou, e desde que, é claro, alguns cuidados básicos sejam tomados.
Cuidado com o Sal e as Proteínas!
De modo geral, já se sabe, por exemplo, que a alimentação está relacionada a maior produção de cálculos renais. Assim, a redução do consumo de sal e de proteínas é, comprovadamente, um meio de evitar a formação dos cálculos.
Quem consome muito sal acaba tendo uma maior excreção de sódio pelos rins, o que aumenta a produção de ácido úrico, oxalatos e de cálcio, que pode causar pedra nos rins.
Já o consumo exagerado de proteína animal tende a aumentar o ácido úrico, o que também agrava o quadro de cálculo renal.
Aumente a Ingestão de Líquidos!
Além disso, é preciso aumentar a ingestão de líquidos para, pelo menos, dois litros de água por dia, tanto verão quanto no inverno. No verão, aliás, é maior a incidência de cálculo renal, e desconfia-se que exista aí alguma relação com a água, já que, apesar do consumo de líquidos ser maior, perde-se também muita água através da transpiração, a urina tende a ficar mais concentrada e há uma maior tendência em formar cálculos.
Essa questão da cor da urina é muito importante, porque, via de regra, urina escura significa que não estamos ingerindo água suficiente, o que denota uma possível desidratação. Além disso, quanto mais urinamos, mais conseguimos eliminar resíduos e menores são as chances de formação de pedras nos rins.
Cálcio Influencia na Incidência do Cálculo Renal?
Por muito tempo se sustentou que pessoas com tendência a ter cálculo renal, que são aquelas que já tiveram, deveriam reduzir a ingestão de cálcio para não piorar o quadro. Hoje se sustenta justamente o contrário, já que, comprovadamente, quem possui uma dieta rica em cálcio tem menos chances de desenvolver cálculo renal.
Mas, cabe a ressalva de que esse cálcio deve ser o da dieta e não o suplementado, pois quem toma suplemento de cálcio tende a ter mais chances de ter a doença.
Além do cálcio, discute-se se a ingestão de refrigerantes favorece ou não a formação dos cálculos.
Maneire na Ingestão de Álcool
O consumo de álcool, sobretudo em grandes quantidades, gera desidratação e também aumenta os níveis de ácido úrico, o que pode agravar o quadro ou levar ao surgimento de cálculo renal.
Cuidado com a Vitamina C
Muita gente tem o costume de consumir cápsulas de vitamina C regularmente, o que é bom, só que em altas doses essa vitamina acaba estimulando a excreção de oxalato, o que também pode causar pedras nos rins.
Ressalva!
Vale ressaltar que algumas doenças sistêmicas, como as doenças renais, as doenças autoimunes e as doenças inflamatórias, dão os primeiros sinais através do surgimento dos cálculos renais, sobretudo se eles surgirem associados à febre. Portanto, caso isso aconteça, procure um médico imediatamente, tanto para tratar a dor quanto para analisar a existência (ou não) de doenças associadas.
Beijos
Ju Lopes