Eu sou suspeitíssima pra falar de cacau porque é uma das frutas que eu mais gosto! Aquele trocinho suculento me deixa de água na boca, sabia?
Sabe-se que o cacau já era utilizado pelos mais e astecas desde o século XV e, já naquela época, simbolizava riqueza e seu nome significa “manjar dos deuses”..
O cacaueiro costuma dar frutos entre os meses de abril a setembro, e seu fruto pode variar a coloração desde amarelo claro até o vermelho escuro.
A polpa do cacau é bem doce, viscosa e cobre as sementes do fruto. Mas não é só a polpa que é usada. Na verdade, a parte mais utilizada do cacau é justamente a semente, que dá origem ao famoso chocolate.
Para o feitio do chocolate, as sementes são fermentadas e transformadas em amêndoas, que serão transformadas na manteiga de cacau, que origina o chocolate, e o cacau em pó.
Mas não é tão simples assim, pois a fabricação do chocolate segue regras determinadas pela ANVISA. Além disso, para que o chocolate fique com o sabor que o caracteriza é preciso que ocorram inúmeras reações químicas, sendo que é na etapa da torrefação que as substâncias aromáticas são liberadas e que se garante o sabor tão conhecido do chocolate.
Mas o cacau é utilizado não só para fazer chocolate, pois com a polpa da fruta é possível produzir geléias, bebidas, compotas, cocadas, biscoitos, sorvetes, doces, xaropes e vinagres.
A casca do cacau é rica em pectina, que é bastante utilizada na alimentação animal.
Não só a indústria alimentar utiliza o cacau, mas também a indústria cosmética e farmacêutica. A Natura é uma das empresas que tem linha (muito boa por sinal…) de produtos de cacau.
É possível encontrar shampoos, condicionadores, máscaras nutritivas cremes corporais, hidratantes e batons. O batom de cacau é o que há de melhor para lábios rachados! Adoro!
No próximo post, quando eu falar sobre os benefícios do chocolate, falarei também sobre os benefícios do cacau, certo?
Beijos
Ju
@JuLopesL / [email protected]
https://www.facebook.com/JuLopesPE