Meninas,
Todo mundo quer ter saúde, certo? Por isso, é muito importante fazermos visitas rotineiras ao médico, estando ou não com alguma doença. Realizar um check-up anual irá evitar maiores problemas no futuro, bem como permitir a descoberta precoce de doenças e/ou alterações no organismo. Ou seja, verificar a saúde mesmo quando estamos nos sentindo bem é fundamental para termos qualidade de vida, afinal, prevenir é melhor do que remediar, né?
Mesmo que o dia-a-dia seja corrido, nossa saúde deve ser sempre prioridade e nós, como mulheres, devemos estar ainda mais atentas já que estamos suscetíveis a inúmeras doenças e complicações, que acometem, em sua maioria e principalmente, o sistema reprodutor.
Assim, realizar exames ginecológicos periódicos é obrigatório para a mulher que quer estar em dia com a saúde e evitar sérias complicações. Segue abaixo uma lista dos principais exames que devemos fazer:
EXAME CLÍNICO GINECOLÓGICO – É o exame pélvico de toque que ajuda o médico a avaliar o tamanho, a posição e a presença de tumores ou alterações de volume do útero, ovário e trompas. As mamas também são apalpadas e avaliadas em sua textura, tamanho, nódulos e secreções. As axilas e o pescoço também são avaliados em busca de nódulos e possíveis alterações. Deve ser feito uma vez ao ano, após a primeira menstruação.
ULTRASSOM TRANSVAGINAL – Por fornecer imagens em alta definição, detecta endometriose, miomas, cistos e nódulos, sendo complementar ao exame clínico, devendo ser feito anualmente, após o inicio da vida sexual e principalmente em casos de sangramentos incomuns e ovários policísticos.
PAPANICOLAU ou CITOLOGIA ONCÓTICA – Deve ser feito uma vez por ano, após o inicio da vida sexual. Ele detecta alterações no colo do útero e ovários, bem como fungos, vírus e bactérias pré-malignas. O HPV, vírus responsável pelo segundo tipo de câncer mais comum nas mulheres brasileiras, pode ser detectado através desse exame.
COLPOSCOPIA – Esse exame também deve ser realizado uma vez por ano, após o início da vida sexual, detectando lesões no colo do útero, na vagina e na vulva. Geralmente ele é complementar ao Papanicolau.
MAMOGRAFIA – Deve ser feito a primeira vez com 35 anos e anualmente após os 40 anos, para detectar precocemente o câncer de mama, que é a maior causa de morte entre as mulheres brasileiras. Para quem tem algum caso na família, o indicado é que a prevenção seja iniciada bem mais cedo, de preferência antes da idade do primeiro caso surgido na família.
ULTRASSOM DA MAMA – Deve ser feito anualmente a partir da adolescência, mas não é tão eficaz quanto a mamografia, embora ajude a detectar lesões e possíveis tumores. Após os 35 anos, deve ser feito complementarmente à mamografia.
AUTO-EXAME DA MAMA – A mulher deve sempre realizar o auto-exame, uma vez por mês, logo após a menstruação, para detectar secreções, feridas e caroços. Não substitui a consulta com o médico nem é sinal de que não há alterações, é um exame complementar e de prevenção.
Então, mulherada, vamos nos cuidar sempre! Lembrando que devemos sempre estar atentas a qualquer mudança em nosso organismo. Dores durante a relação, sangramentos incomuns, aumento do fluxo, verrugas, feridas, ardência ao urinar, coceira, inchaços, secreções abundantes e odores devem ser investigados!
Não se esqueçam, também, de solicitar ao médico exames para detectar possíveis Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), AIDS/HIV, Hepatites, Sífilis, dentre outras. Mesmo que você tenha medo de ir e descobrir alguma doença, a melhor coisa é tratar e se curar do que ficar doente sem saber e até mesmo transmitindo para outras pessoas, né?
No outro post, falo de outros exames também importantes para a saúde da mulher!!
Beijos!!
Amanda Carvalho ([email protected])