Meninas!!
Continuando o post anterior (PARTE I), vamos falar agora de outros exames que são muitíssimo importantes para ficar de olho na nossa saúde:
COLESTEROL e TRIGLICERÍDEOS: Deve ser feito anualmente, principalmente, após os 40 anos, para prevenir infartos e AVC, e a partir dos 30 anos, para quem tem histórico familiar. Para mim, como muitas pessoas têm a alimentação errada, com excesso de carboidratos, massas, gorduras, frituras e enlatados, o ideal seria checar essas taxas anualmente, a partir dos 20 anos.
HEMOGRAMA COMPLETO: Serve para detectar alterações nas células do sangue e deve ser feito anualmente, desde a infância. Detecta anemias, leucemias, infecções, problemas de coagulação e inflamações.
GLICEMIA EM JEJUM: Este exame analisa as taxas de açúcar no sangue, por isso deve ser feito em jejum de, no mínimo, 8 horas. Ajuda a prevenir e detectar a diabetes e deve ser feita anualmente a partir dos 45 anos, mas quem tem histórico familiar de diabetes e obesidade deve fazer bem antes.
UROCULTURA: Exame de urina que ajuda a detectar inflamações e infecções urinárias e cistites (na bexiga). Essas doenças provocam ardência ao urinar, aumento da frequência e diminuição do volume de xixi, podendo apresentar até mesmo dores abdominais. Devemos observar esses sintomas pois 6 em cada 10 mulheres já tiveram ou terão na vida pelo menos um episódio dessas duas doenças.
PRESSÃO: Deve ser analisada uma vez por ano, a partir dos 20 anos, para controlar a pressão e prevenir infarto e derrame. Para quem já tem problemas com a pressão, é sempre bom dar uma olhada todo mês, de 3 em 3 meses ou a cada 6 meses, dependendo do seu caso, avaliado pelo médico.
TIREÓIDE e DOSAGEM DOS HORMÔMIOS T3,T4 E TSH: Depois dos 30 anos a chance das mulheres de desenvolver problemas na tireóide aumentam em 3 vezes, com sintomas como aumento de peso e do apetite, excesso de transpiração, queda de cabelo e sonolência, por isso deve ser feito um exame de sangue para dosar os hormônios T3, T4 e TSH, a cada 5 anos ou sempre que o médico indicar. Outros exames complementares, como ultrassom e cintilografia podem ser feitos, caso o médico detecte nódulos.
TESTE ERGOMÉTRICO e ELETROCARDIOGRAMA: O primeiro é um exame que avalia o ritmo cardíaco durante o esforço físico, detectando alterações, anginas, arritmias e doenças arteriais, que muitas vezes não aparecem no eletrocardiograma, que é feito em repouso e também para avaliar os batimentos cardíacos. É recomendado fazê-los antes de começar a realizar exercícios físicos, como academia, corrida, ciclismo, etc, anualmente após os 50 anos, ou antes, se houver histórico familiar de problemas cardíacos ou circulatórios.
DERMATOSCOPIA: Ajuda a detectar quais pintas e manchas podem evoluir para câncer de pele. Deve ser feita anualmente, desde a infância. Sempre que você notar alterações na sua pele, procure um dermatologista. O câncer de pele atinge milhares de brasileiros e pode muito bem ser descoberto precocemente.
DENSITOMETRIA ÓSSEA: Deve ser feito anualmente, depois da menopausa (entre 40 e 50 anos) ou até bem antes, dependendo do histórico familiar. Serve para detectar a osteoporose, bem como para avaliar e acompanhar a evolução da perda óssea.
Além desses exames, é importante também ir a um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano e buscar ajuda médica sempre que surgir qualquer dor ou alteração no seu organismo. Lembre-se: prevenção é o melhor remédio!!
Beijos e se cuidem sempre!
Amanda Carvalho ([email protected])