Você anda cansada, sem ânimo para nada? Isso pode ser fadiga, e precisa ser investigada, já que, por trás dela podem existir problemas bem mais sérios. Dentre os problemas mais comuns causadores desse mal que assola boa parte da população está a insônia ou os problemas relacionados ao sono, ao estresse e à depressão.
Quem Dorme Pouco ou Dorme Mal tem Fadiga!
Dormir é essencial para repor as nossas energias e descansar o corpo e a mente, já que é durante o sono que se dá a síntese de proteína, o que “neutraliza” o cansaço do dia. Portanto, não dormir de seis a oito horas por dia é abrir as portas para a fadiga.
Claro que tem gente que precisa de mais tempo de sono, assim como tem gente que precisa de menos tempo, e isso depende da genética e do organismo de cada pessoa, mas dormir menos do que o “corpo pede” é extremamente prejudicial.
E não basta dormir o tempo ideal, é preciso dormir com qualidade, para que se possa passar por todos os estágios do sono.
Apneia do Sono: Cuidado!
A apneia do sono é um distúrbio que pode interromper a respiração por até 40 segundos devido ao fechamento da passagem de ar pela garganta. Dentre os muitos problemas que a apneia causa, a interrupção do sono é dos mais problemáticos, porque a pessoa não consegue ter um sono reparador, e isso reflete na sua qualidade de vida, já que ela fica mais cansada, menos concentrada e com o humor variante.
Esse é um problema bastante comum em quem está acima do peso, pois o excesso de gordura na região do pescoço acaba deixando a laringe mais estreita. Caso desconfie do problema, procure ajuda médica imediatamente..
Depressão
A depressão causa tantas coisas ruins que chega a ser difícil listar. É obvio que uma pessoa nesse estado não tem ânimo, vontade ou “força” para realizar as suas atividades normais do dia a dia, já que a apatia e também a falta de energia e a fadiga são características comuns do problema.
Como com depressão não se brinca, o correto é procurar um especialista para se submeter a um tratamento adequado, que, tratando a depressão, faz desaparecer também a fadiga decorrente dela. Alguns medicamentos utilizados para tratar a depressão ajudam também a combater a fadiga, mas isso só pode ser receitado por um médico.
Estresse e Fadiga Andam Juntos!
O estresse, assim como a depressão, causa diversos males, e um deles é a fadiga. Isso acontece, em parte, por causa do sistema noradrenérgico e do sistema serotoninérgico. Simplificando, o sistema noradrenérgico nos deixa “ligados”, enquanto o sistema serotoninérgico nos “acalma”. Acontece que o estresse bagunça tudo isso aí e acaba com o equilíbrio entre esses dois, o que gera a fadiga.
Combater o estresse é essencial para evitar a fadiga, que, aliás, causa ainda mais estresse, porque o indivíduo não consegue render, não consegue produzir e não consegue dar conta do que deveria, o que, obviamente, é fonte de estresse!
Beijos
Ju Lopes