Vitamina C Reduz o Estresse e Melhora o Humor!

A gente vive falando que vitamina C é tudo de bom para a pele, mas vocês sabiam que a vitamina C é melhor ainda para a saúde?

A vitamina C é essencial para o nosso organismo, garantindo o seu funcionamento, protegendo o sistema imunológico, regulando os níveis de colesterol, fortalecendo os vasos sanguíneos, combatendo as doenças da visão e do coração, tanto que, quando em falta, causa problemas graves, podendo, ainda, causar uma doença fatal, o escorbuto.

A Vitamina C Cura  Gripe e os Resfriados?

Quando as estações mais frias chegam, é comum que aumentemos os estoques de vitamina C dentro de casa, para evitar e, até mesmo, curar a gripe e os resfriados. Remédios, aliás, não faltam nas farmácias com esse intuito. Mas será que isso funciona mesmo?

Sinto informar, mas a vitamina C não previne nem cura o resfriado, e muito menos a gripe. É… Isso é mito, e dos grandes!

Captura de tela inteira 30042013 001901

O mito surgiu por alguns motivos. É que a vitamina C tem efeito na produção de anticorpos, que são as células de defesa do organismo, e reforça o sistema imunológico, além de participar, também, da produção de uma substância chamada interferon, que, dentre outras coisas, tem ação anti-viral.

Sim, a indústria farmacêutica incentiva o uso da vitamina C como a prevenção perfeita contra gripes e resfriados, mas ainda não existe suporte científico que garanta essas indicações.

O que se sabe, ainda, pela observação, é que pessoas que consomem regularmente as doses ideais de vitamina C, inclusive através de suplementos, não possuem menos probabilidade de terem gripes ou resfriados. Ou seja, nem a observação clínica nem os estudos científicos sustentam a teoria de que a vitamina C evite ou cure gripes e resfriados.

O que a vitamina C faz, na verdade, é fortalecer o sistema imunológico, e se isso tem ou não relação com a gripe, são outros quinhentos!

Ajuda a Reduzir o Estresse

Se para evitar a gripe a vitamina C não é lá muito eficiente, o mesmo não acontece nos casos de estresse. Ao menos é o que sugere um estudo alemão, que sustenta que, quando o sistema imunológico está enfraquecido em decorrência do estresse, a vitamina C é muito benéfica.

Na pesquisa, 120 pessoas foram submetidas a momentos estressantes, sendo que metade delas receberam suplementação de vitamina C e a outra metade não. O resultado foi que, nas pessoas que não tomaram o suplemento de vitamina C os níveis de cortisol, que está relacionado com o estresse, e a pressão arterial estavam bem mais altos do que os que receberam a suplementação.

As pessoas que tomaram a suplementação relataram que não se sentiram tão estressadas, e isso decorre do fato de que a vitamina C parece reduzir a liberação do cortisol, o hormônio do estresse. Além disso, a vitamina C também ajuda na melhora do humor, justamente porque estimula a produção do triptofano, que é um precursor da serotonina, o hormônio que garante prazer e bem-estar.

Ou seja, além de reduzir o estresse, melhora o humor. Ah, e faz bem para a pele!

Beijos

Ju Lopes

Vitamina C Reduz o Estresse e Melhora o Humor!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.