Fadiga Pode ser Causada Por Insônia, Estresse e Depressão!

Você anda cansada, sem ânimo para nada? Isso pode ser fadiga, e precisa ser investigada, já que, por trás dela podem existir problemas bem mais sérios. Dentre os problemas mais comuns causadores desse mal que assola boa parte da população está a insônia ou os problemas relacionados ao sono, ao estresse e à depressão.

Quem Dorme Pouco ou Dorme Mal tem Fadiga!

Dormir é essencial para repor as nossas energias e descansar o corpo e a mente, já que é durante o sono que se dá a síntese de proteína, o que “neutraliza” o cansaço do dia. Portanto, não dormir de seis a oito horas por dia é abrir as portas para a fadiga.

Claro que tem gente que precisa de mais tempo de sono, assim como tem gente que precisa de menos tempo, e isso depende da genética e do organismo de cada pessoa, mas dormir menos do que o “corpo pede” é extremamente prejudicial.

 E não basta dormir o tempo ideal, é preciso dormir com qualidade, para que se possa passar por todos os estágios do sono.

Captura de tela inteira 30042013 001839

Apneia do Sono: Cuidado!

A apneia do sono é um distúrbio que pode interromper a respiração por até 40 segundos devido ao fechamento da passagem de ar pela garganta. Dentre os muitos problemas que a apneia causa, a interrupção do sono é dos mais problemáticos, porque a pessoa não consegue ter um sono reparador, e isso reflete na sua qualidade de vida, já que ela fica mais cansada, menos concentrada e com o humor variante.

Esse é um problema bastante comum em quem está acima do peso, pois o excesso de gordura na região do pescoço acaba deixando a laringe mais estreita. Caso desconfie do problema, procure ajuda médica imediatamente..

Depressão

A depressão causa tantas coisas ruins que chega a ser difícil listar. É obvio que uma pessoa nesse estado não tem ânimo, vontade ou “força” para realizar as suas atividades normais do dia a dia, já que a apatia e também a falta de energia e a fadiga  são características comuns do problema.

Como com depressão não se brinca, o correto é procurar um especialista para se submeter a um tratamento adequado, que, tratando a depressão, faz desaparecer também a fadiga decorrente dela. Alguns medicamentos utilizados para tratar a depressão ajudam também a combater a fadiga, mas isso só pode ser receitado por um médico.

Estresse e Fadiga Andam Juntos!

O estresse, assim como a  depressão, causa diversos males, e um deles é a fadiga. Isso acontece, em parte, por causa do sistema noradrenérgico e do sistema serotoninérgico. Simplificando, o sistema noradrenérgico nos deixa “ligados”, enquanto o sistema  serotoninérgico nos “acalma”. Acontece que o estresse bagunça tudo isso aí e acaba com o equilíbrio entre esses dois, o que gera a fadiga.

Combater o estresse é essencial para evitar a fadiga, que, aliás, causa ainda mais estresse, porque o indivíduo não consegue render, não consegue produzir e não consegue dar conta do que deveria, o que, obviamente, é fonte de estresse!

Beijos

Ju Lopes

Fadiga Pode ser Causada Por Insônia, Estresse e Depressão!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.