Mistura de fibras, sais minerais e algumas gorduras boas, aliadas a um gostinho bom, essa é a granola.
Dentre os ingredientes que podem estar em sua composição estão mel, aveia, farelo, gérmen de trigo, flocos de arroz, trigo, linhaça, castanha-do-Pará ou de caju e frutas secas como maça, banana e uva passa, sendo que, não possui uma composição bem definida, é na verdade uma mistura de cereais, castanhas e frutas desidratadas.
Muito consumida pelos praticantes de atividades físicas, pode ser ingerida antes ou depois dos treinos, ajuda a manter o corpo saudavel, é rica em gorduras essenciais como Omega 3, 6 e 9 e é uma rica fonte de energia, (fornece e repõe).
Porém, o que quase ninguem sabe é que, a granola é um produto industrializado, e que apesar dos beneficios deve ser ingerida com moderação, levando-se em conta o tipo de esporte que o atleta prática e o gasto calórico que precisa.
Sua ingestão não é indicada após as 18hs, pois ela pode acabar sendo estocada como gordura, favorecendo o aumento de peso.
È extremamente versátil, podendo ser consumida de inumeras maneiras, no creme de açai, no iogurte, no leite, com diversas frutas, ou até mesmo pura; por atletas e também pessoas que não praticam exercícios regularmente (consumo moderado).
Benefícios da Granola:
– Ajuda no armazenamento de glicogênio muscular
– Auxilia no bom funcionamento intestinal
– Fornece gorduras essenciais
– Fonte selênio e zinco
– Ajuda na cicatrização do músculo após o exercício
– Melhora o desempenho dos atletas
– Fornece e repõe energia
– Previne doenças do aparelho digestivo
– Aumento o colesterol e diminui o ruim
– É saborosa
– Fonte de vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e C
– Favorece o controle da glicemia
– Mantém a sensação de saciedade por mais tempo
Mas só o consumo da granola não trás todos esse benefícios, é necessário associá-lo a uma alimentação saudável e equilibrada.
Lili Nascimento
E-mail: [email protected]