Gente…. aconteceu um problema com minha sogra (que é relativamente nova, tem 55 anos) que me assustou muito. Nós, seres humanos, sempre ouvimos falar de certas doenças mas nunca achamos que podem chegar tão perto né…
Pois é, em um movimento aparentemente bobo, estava deitada e foi se virar no sofá, acabou quebrando uma costela.
Inicialmente ela só sentiu uma dor muito forte, no hospital, após fazer alguns exames foi diagnosticada a costela quebrada, e a suspeita da causa (que mais tarde foi confirmada) Osteoporose.
Eu fiquei horrorizada, tudo bem que não é uma coisa de outro mundo, mas ela se cuida tanto, toma leite todos os dias, é adepta de comidas naturebas, vive comendo produtos de soja, não fuma e nem bebe, é de se espantar???
Com isso, comecei a pesquisar pela net pra saber a respeito dessa doença silenciosa e tão perigosa.
A principal causa é a produção de tecido ósseo, deficiente em relação a desintegração óssea natural. Esse tecido então se torna poroso e extremamente fraco, aumentando o risco de fraturas, e em alguns casos a morte.
Não existem sintomas, a grande maioria das pessoas só descobre o problema quando sofre algum acidente e quebra um osso, e nesses casos ela já está no corpo há algum tempo.
Atinge principalmente as mulheres, e uma das causas (que foi a da minha sogra) é a diminuição da absorção de cálcio por causa de perda da função ovariana, o que acontece na menopausa.
Existem formas de prevenir, que podem ser adotadas até mesmo por quem já tem a doença.
– Ingerir bastante cálcio, por meio de produtos derivados de leite.
– Ingerir vegetais com folhas escuras.
– Ingerir vitamina D.
– Pessoas com intolerância a lactose podem usar suplementos (prescritos por médico) que contenham cálcio.
– Se expor ao sol entre 10 a 15 minutos, entre duas e três vezes por semana.
– Praticar exercícios físicos regularmente.
Essas medidas devem ser adotadas por todas nós desde cedo, desde antes da menopausa, já que, só o fato de ser mulher já é um fator de risco.
Beijos
Lili Nascimento
E-mail: [email protected]