No geral, uma dieta variada é mais que suficiente para suprir as necessidades de vitaminas e minerais do organismo.
Acontece que, nos dias de hoje, quando a gente mal tem tempo “pra se coçar”, toma café da manhã às pressas (quando toma!), almoça qualquer coisa na rua e chega em casa cansada, o que resulta num jantar geralmente de caixinha, é praticamente impossível ter a tal da dieta variada.
Diante disso a saída é ingerir suplementos minerais e vitamínicos para dar ao organismo tudo aquilo que ele precisa para funcionar normalmente.
Fala-se muito que esses suplementos não são necessários, mas pesquisa recente realizada pelo IBGE revelou que 98% p da população não ingere a quantidade diária ideal de vitaminas, ou seja, os fatos negam a teoria!
Além disso, milhares de pessoas possuem dificuldade de absorção de nutrientes, o que compromete demais o sistema imunológico e o funcionamento do organismo com um todo.
O fato é que os suplementos proporcionam inúmeros benefícios, desde que sejam indicados por um médico, porque só ele saberá, ao certo, do que o nosso organismo precisa naquele momento.
Em alguns casos, o uso de suplementos é essencial:
– Gestantes ou mulheres que planejam engravidar.
– Idosos
-Vegetarianos
-Pessoas que fazem dietas restritivas
-Pessoas que consomem álcool diariamente
– Pessoas no pós-cirúrgico
-Atletas
Mesmo trazendo muitos benefícios, é preciso ter cuidado com a ingestão desses suplementos, sobretudo com a ingestão em excesso, já que o excesso de vitaminas, chamado de hipervitaminose, pode causar desequilíbrios metabólicos e comprometer o funcionamento do organismo.
Eu tomo polivitamínico e poliminerais ( intercalo o Centrum e o Stressan) porque jamais conseguirei consumir tudo que é preciso consumir em um dia, já que, mesmo mudando meus hábitos, a base da minha alimentação ainda não é o que pode-se chamar de ideal.
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br