Alimentos que Ajudam a Controlar a TPM

É fato que eu, mesmo sendo adepta dos anticoncepcionais de ciclo contínuo, sem pausa, ainda fico levemente (pra ser singela) alterada na TPM.

Levemente alterada é bondade minha, é claro, porque eu fico muito sensível, muito nervosa, muito tudo, aliás.

Então, quando vai chegando o final do mês, eu começo a fazer algumas substituições na minha alimentação, que não suprimem a vontade de fazer a louca, mas que minimizam o nervosismo, as oscilações de humor  e a irritabilidade.

É fato que a grande maioria dos sintomas da TPM estão relacionados com os nutrientes que ingerimos ou deixamos de ingerir, assim, basta conhecer os alimentos que a gente deve evitar e os que precisamos privilegiar pra ter um maior controle nessa fase.

Foto: Reprodução

Alguns estudos sustentam que a baixa de cálcio e de vitamina B6 são os grandes responsáveis pela irritabilidade, oscilações de humor e sintomas depressivos da TPM.

A ordem, então, é investir em alimentos ricos em cálcio e na vitamina B6, como os leites e derivados, os vegetais verdes escuros, os grãos integrais, o levedo de cerveja e a lentilha.

Convém lembrar que a vitamina B6 é fundamental para a síntese de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar, e de dopamina, que evita a fadiga.

É importante investir em alimentos ricos em magnésio, pois sua falta interfere na absorção do cálcio. Ademais, esse mineral ajuda na produção de dopamina, que além de evitar a fadiga, contribui para a sensação de bem estar.

Alimentos ricos em ômega 3 e 6 devem ser largamente consumidos, já que, comprovadamente, eles ajudam a controlar os sintomas da depressão e a irritabilidade.

Já falei aqui algumas vezes e reafirmo: ômega 3 e 6 são bálsamos pra TPM! A gente fica mais calminha, sabe? O mundo agradece!

Existem outros nutrientes importantes, mas sobre isso a gente fala num próximo post, tá?

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Alimentos que Ajudam a Controlar a TPM
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.