O medo é um sentimento inerente ao ser humano e todo mundo sente, mesmo o mais corajoso dos mortais, o que, de certa forma, é positivo, já que está relacionado com o nosso instinto de auto preservação e de sobrevivência.
Todavia, em alguns casos, o medo assume um “papel” de domínio e passa a moldar a vida de determinadas pessoas, o que leva a síndromes incapacitantes, já que a pessoa fica paralisada diante das situações.
A cura do medo é uma busca antiga, mas nenhum resultado foi tão promissor quanto a pílula da coragem, criada por cientistas da Universidade de Duke e do Instituto Nacional de Saúde, nos Estados Unidos.
A aposta dos pesquisadores é uma substância que altera a química cerebral. O elemento principal da pílula da coragem é uma enzima que atua na quebra do endocanabinóide, a hidrolase de ácido graxo.
Os testes realizados em cobaias mostram-se bastante positivos.
Os cientistas condicionaram as cobaias (ratos) a terem medo de choques nos pés e fizerem testes que comprovaram que a ingestão da pílula da coragem aumentou a capacidade de superação dos ratos.
Observou-se, ainda, que a superação ocorreu de forma mais rápida, o que é resultado da ação da pílula em teste, que eleva os níveis de endocanabinóides cerebrais.
Como os resultados foram promissores nas cobaias, os cientistas estão tentando criar uma nova terapia que trate os distúrbios do medo.
Com certeza é um estudo válido, sobretudo para pessoas que ficam estagnadas e bloqueadas na vida em decorrência do medo.
Um exemplo de pessoas que podem se beneficiar dessa pílula são as pessoas que sofrem de síndrome do pânico.
Esta saber quando essa maravilha começará a ser comercializada!
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br