Eu nunca fui de ter gripe, sou mais, bem mais, do time das alergias, mas desde que me entendo por gente ouço falar que gripe se cura com água, repouso e canja de galinha!
Não sei se vocês já ouviram falar isso ou se é só coisa de interior mesmo, mas o fato é que de tanto falarem, acabaram realizando estudos para analisar os efeitos da canja de galinha no organismo.
O pneumologista Stephen Renard, do Centro Médico da Universidade de Nebraska (EUA), analisou 13 receitas diferentes de canja de galinha e atestou o seu poder anti-inflamatório, já que ela reduziu bastante a inflamação nas vias aéreas e turbinou a imunidade, o que é um diferencial enorme no combate a gripe.
Além de possuir propriedades anti-inflamatórias, a canja de galinha reduz a produção de muco.
Mas não é só isso…
Como é feita com alho, legumes e cebola, é rica em nutrientes, dentre os quais o zinco,o selênio, a vitamina A , a vitamina C, proteínas, dentre outros, que fortalecem o organismo, combatem gripes e resfriados e, de quebra, melhoram a função pulmonar.
Já se sabe, de acordo com Dra. Elena Valor (EUA), que o vapor da canja ajuda na fluidificação das secreções e na liberação das vias aéreas superiores.
Ou seja, a canja de galinha, quentinha e gostosinha, é mesmo um santo remédio!
Adorei saber disso, sabia? Porque eu achava que a melhora que se tinha após ingerir a canja era por causa da temperatura da mesma, já que, quando estamos gripados, qualquer alimento quente nos faz sentir melhor.
Beijos
Ju