Que o vinho, em pequenas doses, faz um bem sanado para a saúde, todo mundo já sabe. A novidade é que ele é o novo melhor amigo da beleza! É, o banho de vinho, tratamento oferecido em diversos SPAs, que é utilizada desde a antiguidade, proporciona inúmeros benefícios para a pele.
Como se sabe, as uvas possuem propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento da pele e, como o vinho é feito da uva, ele é uma maravilha para manter a pele jovem. Além de combater e retardar o envelhecimento, o vinho estimula as fibras de elastina e colágeno, o que garante o tônus, a firmeza e a elasticidade da pele. Por causa disso, aliás, o banho de vinho é muito utilizado para tratar a celulite e, pasmem, a gordura localizada!
Os polifenóis presentes nas uvas tonificam os músculos e previnem o envelhecimento das células. Além disso, o tratamento com vinho previne estrias e ajuda a emagrecer.
Mas é qualquer banho de vinho? Não! O banho precisa ser quente para que as demais substâncias se associem ao vinho e iniciem o processo de termogênese, que é um mecanismo natural que mantém a temperatura corporal equilibrada. Como há um aquecimento interno, o organismo queima mais gorduras, o que ataca a celulite e aquelas gordurinhas localizadas.
Além disso, é preciso que o banho seja quente para que a absorção dos ativos de tratamento sejam maiores. Para ajudar na absorção, é indicado fazer uma leve esfoliação para remover as células mortas e demais resíduos, preparando a pele para receber o tratamento de vinho. Após o banho, que dura entre 15 minutos e meia hora, utilizam-se cremes à base de uvas e óleo de semente de uvas.
Em Caudalie, na França, que tem o maior centro de vinhoterapia de Bordeaux, concluiu se que o banho de vinho contribui para a luminosidade e viço da pele, além de outros incontáveis benefícios. O bom é que pode ser feito quantas vezes quiser, por qualquer pessoa, pois não há contra indicações.
Ficou com vontade de experimentar e na sua cidade não tem esse tratamento? Ué, faça em casa!
Lógico que o ideal é fazer num SPA ou em uma clínica de estética, porque lá o tratamento será mais completo, mas dá pra fazer a versão simplificada em casa mesmo. Basta usar uma garrafa de vinho tinto, punhados de sal grosso e essência de rosas. Caso tenha disponível, use pétalas de rosas também e misture tudo com água quente.
Se o banho de vinho não é uma opção, que tal investir na máscara de vinho? Ela é muito simples de ser feita, já que usa as máscaras que você já tem em casa, acrescentando pequenas doses de vinho. A feita com argila é muito potente, desintoxica a pele, é nutritiva, hidratante, combate o envelhecimento e possui ação clareadora.
A máscara deve permanecer na pele por meia hora, e antes de aplicá-la é preciso que a pele seja esfoliada para potencializar a absorção dos ativos. Caso tenho uma sauna em casa, é um ótimo local para permanecer enquanto a máscara age!
Beijos
Ju Lopes