Uma cápsula, duas vezes ao dia, é capaz de acabar com a gordurinha acumulada aqui e com outro pneuzinho ali. As bordinhas na cintura, coxas e braços são o acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo. E para combater esse quadro e ajudar você a perder peso mais rápido, profissionais da saúde e lojas de produtos naturais estão investindo na spirulina, um superalimento que, segundo os resultados de pesquisas, aumenta a atividade da enzima lipase lipoproteica. Essa enzima “quebra” os triglicerídeos que são utilizados como fonte de energia e atua na modulação das reservas de gordura, auxiliando dessa forma de perda de peso.
Na verdade, a spirulina é uma alga rica fonte de fibras, que ao chegarem no estômago, entram em contato com o líquido retido no corpo e formam um “gel” que dilata este órgão e faz com que sejam enviados sinais de saciedade, reduzindo, assim, o apetite e contribuindo para perda de peso. Ao formar este gel, a spirulina toma conta de parte da glicose, ou seja, do açúcar em excesso no organismo que faz com e esse excesso fique retido no gel. Como não são digeridos e, consequentemente, não são absorvidos, reduz as calorias da dieta e contribui diretamente para perda de peso.
De acordo com a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde, a spirulina consegue dar saciedade fazendo você sentir menos fome durante o dia. Segundo estudos, a elevação do nível de aminoácidos plasmáticos, estimula a liberação de hormônios anorexígenos (que reduzem a fome) que irão atuar sobre o centro da saciedade. A serotonina é um neurotransmissor relacionado a sensação de prazer, bem-estar e regulação do humor. Com taxas normais de serotonina os indivíduos saciam-se mais facilmente e a vontade de comer doces diminui. A spirulina possui em sua composição o triptofano e a vitamina B6, que estão diretamente envolvidos no processo de produção desse neurotransmissor.
Outra vantagem da cápsula é que ela atua diretamente na célula de gordura, principalmente na região abdominal, diminuindo seu tamanho e ajudando no emagrecimento. Além disso, ela dá saciedade e tira a vontade de comer doces, já que quando um doce é consumido, ele libera serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. O magnésio existente na espirulina transforma outro aminoácido, o triptofano, em serotonina, o que proporciona o mesmo efeito de quando um doce é consumido.
A spirulina também consegue transformar substâncias lipossolúveis, que são gorduras e toxinas, em água. Ou seja, você conseguirá eliminar essas toxinas pela urina. Ela também consegue amenizar os problemas causados pela TPM, como o inchaço e o mau humor, e também, consegue dar mais força e estimular o corpo a fazer exercícios físicos.
Como consumir?
A spirulina é encontrada em cápsulas, seu consumo pode variar de acordo com o fabricante. Para auxiliar na perda de peso deve ser consumida antes das principais refeições.
O que ela tem na composição?
É formada por vitamina B12, vitamina A, que ajuda a prevenir o envelhecimento, o ferro, que evita a anemia e o cálcio, que ajuda no fortalecimento dos ossos.
Como deve ser ingerida?
Tome uma cápsula 30 minutos antes do almoço e outra antes do jantar.
Onde é encontrada?
Nas lojas de produtos naturais e também em farmácias de manipulação. É importante consultar um médico ou um nutricionista antes do consumo.
Há contraindicações?
A spirulina não pode ser consumida por gestantes, lactantes, crianças, alérgicos a frutos do mar e fenilcetonúricos. Não se esqueça que ela é uma alga!