Quanto mais velha, mais chata fico, porque antes a roupa ficar justinha era tudo de bom, enquanto hoje eu troco facilmente o “justinho” pelo confortável, porque liberdade de movimento é tudo na vida! É, eu já fui daquelas que usa roupas que praticamente impedem a respiração, mas a idade me trouxe bom senso. Amém!
Usar roupas apertadas pode causar vários problemas, inclusive dificuldade de digestão, problemas circulatórios, varizes, cansaço e muitas outras coisas.
Em relação a circulação, o problema é que as roupas muito apertadas acabam dificultando o retorno dos sangue venoso, que acaba passando mais tempo nos membros inferiores. Como a circulação está bastante relacionada com as varizes e a celulite, é comum que o quadro piore nos dois quadros.
Claro que roupa apertada não causa celulite, mas elas potencializam o problema e podem sim, favorecer o surgimento do aspecto casca de laranja. O que acontece é que a formação da celulite implica na formação de nódulos de gordura, e isso prejudica a circulação sanguínea, e quando a roupa é apertada, a passagem do sangue acaba sendo ainda mais prejudicada, o que agrava o problema.
Em relação às varizes, o que acontece é que o uso de roupas apertadas prejudica a circulação, e isso reflete diretamente na dilatação das veias. Ou seja, é problema na certa!
Outra problema comum de acontecer diz respeito à respiração, que é altamente prejudicada com o uso de roupas mais apertadas, já que acaba prejudicando a passagem de ar pelo corpo, deixando a respiração mais curta e fazendo com que a inspiração chegue apenas até a parte alta do tórax, de modo que as trocas gasosas do organismo não ocorrem da maneira que deve, o que significa acúmulo de gás carbônico, que é tóxico e gera a oxidação das células, o que causa o envelhecimento precoce.
No mais, respiração curta implica em pouca oxigenação cerebral, o que acaba reduzindo a concentração e provocando ansiedade.
Se a roupa apertada se concentrar na região da barriga, vem outro problema, já que, após as refeições, o o estômago vai se dilatar devido aos ácidos ali presentes, e a roupa apertada pode causar azia e refluxo, pois pode estimular os ácidos presentes no estômago a refluirem para o esôfago, o que, é claro, é altamente problemático e desconfortável.
Por fim, roupas apertadas causam dores nas costas, sabiam? É que ao usar uma peça que restrinja seus movimentos, há uma sobrecarga nos músculos e vértebras mesmo em atividades que não exijam muito esforço. Quando há, por exemplo, a compressão do quadril, a coluna acaba tendo que dar suporte aos movimentos e paga um preço alto por isso, claro. Quando o peça apertada é uma blusa, por exemplo, e isso impede o movimento dos braços, os ombros acabam sobrecarregados, sendo comum a sensação de peso e até de formigamento.
Ou seja, usar roupas apertadas não está com nada! Não é bonito (acho bem apelativo…), não é confortável e não é, de forma nenhuma, saudável.
Melhor evitar, não é mesmo?
Beijos