Acho que todo mundo sabe que vitamina C é tudo de bom, né? Eu, pelo menos, sempre ouvi isso aqui casa, e a justificativa era que essa vitamina “protegia a saúde”, o que não deixa de ser verdade, já que ela reforça o sistema imunológico.
Acontece que nessa agonia e correria que a gente vive, quase nunca dá tempo de comer tudo certinho, não é mesmo? Mas, mesmo assim, é preciso selecionar os alimentos que consumimos com um tantinho mais de cuidado e enriquecer a dieta com vitamina C, que é um nutriente essencial para o nosso organismo, sendo que a sua deficiência causa problemas como inchaço, hemorragia na gengiva, escorbuto e dificuldade de cicatrização, dentre outras coisas.
No mais, é uma vitamina que turbina o sistema imunológico e protege o organismo das doenças cardiovasculares, das doenças oportunistas, da baixa imunidade, das doenças nos olhos e também do envelhecimento, coisa que nos interessa bastante, além de regular os níveis do colesterol e atuar no fortalecimento dos vasos sanguíneos.
Além da laranja, boas fontes de vitamina C são o limão, o abacaxi, o morango, a acerola, a goiaba, o maracujá, a salsa, o tomate e várias outras frutas e verduras que fazem parte do nosso cardápio diário.
Mas, vamos ver porque a vitamina C é tão poderosa?
A vitamina C combate a gripe?
Isso não é novidade pra ninguém, né? O fato é que, tratando-se de um resfriado, a vitamina C não tem poder de cura, ou seja, ela não vai curar o resfriado, mas vai ajudar bastante, já que não deixa a doença evoluir pra quadros de pneumonia ou de infecções pulmonares, por exemplo. Então, simplificando, ela não cura, mas reduz a gravidade dos sintomas e também a duração da doença, o que, por si só, já é muito bom.
Existem inúmeros estudos, de todas as partes do mundo, que comprovam o poder da vitamina C, inclusive do Linus Pauling, que ganhou o prêmio Nobel duas vezes. Ele sustentava que altas doses dessa vitamina era eficiente contra resfriados e gripes.
Ainda hoje o tema é controverso, já que há quem sustente que a ação da vitamina C é a mesma de qualquer antioxidante, que vai também agir fortalecendo o sistema imunológico. Controvérsias a parte, o fato é que essa vitamina é essencial para o nosso corpo e para a defesa do nosso organismo.
A Vitamina C Pode Reduzir o Risco de Derrames!
Estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que pessoas que possuem uma concentração elevada de vitamina C no sangue têm um risco menor de sofrer um acidente vascular cerebral. Notou-se que os participantes do estudo que tinham doses mais elevadas dessa vitamina tinham um risco até 42% menor de sofrer um AVC, o que é uma porcentagem bem grande.
A razão disso, de acordo com os estudiosos, ainda não está esclarecida, mas o fato é que a vitamina C pode sim ser um fator de prevenção contra derrames.
A Vitamina C Combate o Estresse!
Esse efeito da vitamina C muito nos interessa, porque, afinal, o estresse, infelizmente, faz parte de nossos dias, da nossa vida, e cada vez mais.
Uma pesquisa realizada na Alemanhã demonstrou que a vitamina C é de grande ajuda no caso de indivíduos estressados que tiveram o sistema imunológico comprometido por causa do estresse. 120 pessoas foram submetidas a situações estressantes, como resolver cálculos matemáticos ou falar em público, sendo que o primeiro grupo, com 60 pessoas, recebeu previamente 1.000 mg de vitamina C e o outro grupo não. Ao fim da análise percebeu-se que os níveis de estresse, medido tanto pelo alto nível do cortisol quanto pelo aumento da pressão arterial, foram significativamente maiores nos indivíduos do grupo que não recebeu o suplemento de vitamina C.
Em contrapartida, os indivíduos do grupo que recebeu a suplementação de vitamina C apresentaram-se menos estressados.
A razão disso é que a vitamina C faz cessar a secreção do cortisol, o famoso hormônio do estresse, que é liberado pela adrenal justamente em momentos estressantes pra “avisar” ao corpo do “problema”. Além de combater o estresse, a vitamina C também atua na melhora do humor, já que age estimulando a produção de triptofano, que é um precursor da serotonina, aquele bendito que que é o grande responsável pela sensação de bem-estar.
A Vitamina C Reduz o Crescimento de Tumores!
A revista Proceedings of the National Academy of Sciences publicou um estudo com resultados bem animadores. Nesse estudo foram analisados resultados do efeito da vitamina C nos tumores cancerosos e a conclusão final é de que essa vitamina possui um papel importante na redução do crescimento dos tumores. Ou seja, a vitamina C atuaria evitando que esses tumores crescessem, o que já é uma grande notícia.
O que observou-se é que a ingestão de vitamina C em altas doses leva a um efeito chamado de pró-oxidação, que, supostamente, gera peróxido de hidrogênio, levando, assim, a eliminação das células do tumor.
A Vitamina C Potencializa a Absorção de Ferro
Uma constatação bem importante é que a vitamina C consegue potencializar, aumentar a absorção do ferro que foi ingerido dos alimentos, o que acaba tendo uma ação positiva na prevenção da anemia. Qual a razão disso? Simples! É que a vitamina C é antioxidante, então ela age modificando a estrutura química do ferro, de modo que ele possa ser absorvido mais facilmente pelo organismo.
A dose mínima diária de vitamina C é de 90 mg para os homens e 75 mg para as mulheres.
A Vitamina C Pode Evitar Doenças Oftalmológicas
Além de todos esses benefícios, sabe-se que a vitamina C também ajuda na prevenção de doenças nos olhos. Um estudo feito pelo National Institutes of Health constatou que algumas vitaminas e alguns minerais, desde que consumidos em conjunto e diariamente, ajudam a evitar a perda da visão, sobretudo a relacionada com a idade. Os minerais e vitaminas combinados são vitamina C, vitamina E, zinco, cobre e betacaroteno, que são formulados em conjunto e consumidos diariamente.
Beijos
Ju Lopes