Em busca do resultado perfeito
Na hora fazer um treino de musculação, muitas mulheres, assim como muitos homens, almejam resultados rápidos e não mudam o seu comportamento para tal. Quando falamos em mudar o comportamento, isso implica em levar uma vida mais saudável, começando por substituir comida de má qualidade por uma reeducação alimentar sem passar vontade de nada. Outras mulheres vão além e passam o dia tomando líquidos e ingerindo apenas saladas, mas esta dieta mirabolante não funciona na academia de forma alguma e só faz mal. Ao se questionar se um treino de academia pode dar errado, quem pode estar errada é você.
Em busca da massa magra
Se você está dentro do seu limite de peso, mas possui uma alta porcentagem de gordura corporal, conhecida como massa gorda, o seu treino indicará que você precisa ganhar massa magra e perder gordura localizada. Neste quesito, o que fará você ganhar massa magra é o treino de musculação em conjunto com a reeducação alimentar, dosando carboidratos e proteínas. E o que fará você perder gordura localizada são as atividades aeróbicas, que trabalham regiões específicas do seu corpo. Neste quesito, o treino de musculação vai apenas tonificar os músculos para evitar a flacidez. Então, são três aliados que trabalham juntos.
Para quem não sabe, ao subir na balança e ver um determinado peso, a numeração do mesmo é dividida entre massa magra e massa gorda. Uma porcentagem é o conjunto de ossos, órgãos, músculos e líquidos, ao passo que o restante é tecido adiposo, ou seja, gordura, também conhecida como massa gorda. Quem se alimenta mal, apenas com carboidratos ruins, acaba estocando, por exemplo, açúcar, que se transforma em gordura localizada, aumentando o tamanho das suas coxas, da sua barriga ou dos seus glúteos, de forma indesejada. Para trocar a gordura por músculos, é preciso ter disciplina, garra e vontade.
Cardápio de refeições que aliam porções de carboidratos e proteínas é muito importante para alcançar o resultado
Montar um cardápio de refeições que aliam porções de carboidratos e proteínas é muito importante para alcançar o resultado em questão, pois a gordura localizada é mais difícil do que emagrecer e perder gordura em geral. Os carboidratos são responsáveis por acelerar o metabolismo de cada pessoa e fazer com que a queima de calorias seja otimizada. Mas, os mesmos devem ser consumidos preferencialmente pela manhã. No período noturno, quando o metabolismo fica mais lento, deve-se optar pelas proteínas, que repõem nutrientes e dão energia, além de terem baixas calorias. Seguindo isso, o treino de musculação deve apresentar resultados rápidos.
Quem possui o intuito de ganhar massa muscular sem perder peso, por sua vez, precisa seguir uma reeducação alimentar igualmente, pois a definição dos músculos não ocorre quando há gordura localizada em uma determinada região. Neste caso, é necessário ainda tomar bastante líquido, como, por exemplo, água, suplementos alimentares e shakes de proteína. Os líquidos fazem com que os músculos se mantenham inchados e não usem os nutrientes dos alimentos para suprir possíveis demandas do organismo. O repouso de um determinado membro também é primordial para o treino de ganho de massa muscular funcionar, além de evitar lesões e preguiça.
Reeducação alimentar
Também há mulheres que estão entrando em um grau de obesidade ou sempre foram gordinhas e desejam mudar os seus hábitos com alimentação e academia. Neste ponto, é necessário fazer uma reeducação alimentar baseada em proteínas para perder peso com saúde, manter uma postura correta, fazer atividades aeróbicas para diminuir os índices de gordura em geral e seguir corretamente o treino de musculação para tonificar o corpo, evitando a flacidez por conta da mudança de peso. Após atingir a meta, deve-se continuar a reeducação alimentar e a academia, pois, caso o contrário, o peso volta e a flacidez também volta.