Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é um aparelho ideal pra quem quer emagrecer e ao mesmo tempo tonificar os músculos. Vem comigo!
Desde que comecei o [desafio de emagrecimento], tenho usado o transport, e posso dizer pra vocês com toda certeza que termino muito mais “moída”, transpirando como nunca, do que correndo na esteira ou na bake. São lágrimas de suor a cada treino hahaha. Se você não sabe sobre o #DesafioDeEmagrecimento, leia os posts:
Mas, antes de falar do benefícios do transport e etc, vou deixar pra vocês meu registro do dia, conforme prometi. Segue:
Minha alimentação pré-treino foi um suco verde para retenção de líquidos. Segue a receita:
- 200 ml água de coco;
- 1 banana;
- 2 folhas de couve;
- 1 pepino descascado;
- 1 colher (sopa) aveia;
- Raspas de gengibre.
Bata tudo no liquidificador.
Minha alimentação pós-treino foi meu almoço mesmo, porque fui treinar mais tarde. Segue:
- 3 ovos (cozidos);
- 3 col (sopa) de arroz integral ( eu uso o Ritto, da mãe Terra);
- 1 prato (raso) com alface americana, tomate, pepino e couve flor.
Transport: treinamento para emagrecer
Antes, eu fazia um treinamento na bake, mas como muita carga e sem muita velocidade, normalmente eu dava uns sprints de 30 segundos, e voltava sem muita velocidade, e achava que era eficaz para o emagrecimento. Mas, segundo o Gustavo, personal da minha academia, para emagrecer é preciso fazer cárdio/hiit, a chave está na velocidade, nos sprints de 30 segundos a 50 segundos, isso varia de acordo com sua resistência, pode pôr intensidade na carga também, mas só se você aguentar fazer com uma boa velocidade.
Digamos que você não consegue manter uma cadência numa velocidade boa por mais de 6/8 minutos, aí você pode fazer uma sequência intervalada, por exemplo 5 minutos numa velocidade alta “X”, aí descansa e volta novamente com uma sequência de 8/10 minutos com outra intensidade e velocidade, descansa, e volta com outra velocidade e carga, e assim por diante, importante é manter a velocidade independente da carga ou tempo, é melhor ainda se você der uns sprints 30/50 segundos para além da sua velocidade.
O descanso pode ser ativo (quando você continua no aparelho devagar, só dando um tempo pra respirar), ou passivo ( quando sai do aparelho).
É preciso lembrar que cada caso é um caso, e só um profissional vai poder avaliar a melhor sequencia para você. Cada pessoa possui uma resistência física, e isso deve ser adaptado de pessoa pra pessoa, mas o bacana do Hiit é isso, que é inadaptável e você pode ir aumentando a complexidade conforme sua resistência.
Quando falamos de Hiit é preciso entender que você tem que sair do aparelho “acabada”, entende? Treinar pra valer, tem que sentir seu core batendo mais forte, não adianta ir treinar e não (suar a camisa). Tem que dar o seu máximo ali, mesmo que você não consiga manter a velocidade por muito tempo, se você conseguir em um “X” tempo uma velocidade bacana, e conseguir “ficar acabada” como nunca antes, significa que está indo no caminho certo! Isso já vale o treino!
Transport: trabalha vários músculos
Pra gente que quer emagrecer, o transport é ideal porque ele trabalha vários músculos ao mesmo tempo, ao treinar você mobiliza sobretudo as pernas e os braços – o que faz você gastar mais calorias.
Um outra grande vantagem do transport, comparado por exemplo com a esteira, é que ele causa menos impacto sobre as articulações do que as esteiras, o que é ideal pra quem está acima do peso (como eu) ou se recupera de uma lesão, ou tem problemas com impacto. No meu caso, por exemplo, eu adoro correr, só que tenho uma pisada para fora, o que me causa muitas dores nos pés ao correr na esteira, mesmo usado um tênis especial pro meu tipo de pisada eu tenho dores correndo ou andando rápido, já no transport eu consigo treinar tranquilamente.
Um outra coisa diferenciada no transport é que dá para mudar o movimento das pernas para trás e exigir uma nova adaptação do corpo, estimulando outras áreas.
Transport: quantas calorias queima?
Segundo a revista Livestrong, o transport em intensidade média pode queimar a partir de 300cal por 30 minutos a depender do peso. Aqui estão alguns exemplos de quantas calorias uma pessoa queimaria durante um exercício com o transport:
Uma pessoa que pesa 56 kg queimaria 322 calorias por 30 minutos e 645 calorias por 60 minutos.
Uma pessoa que pesa 68 kg iria queimar 386 calorias trabalhando por 30 minutos e 773 em 60 minutos.
Uma pessoa que pesa 79 kg iria queimar 451 calorias em 30 minutos e 902 em 60 minutos.
É isso, essa foi minha dica de hoje com o registro do dia. Espero que tenham gostado.
Não deixem de me acompanhar no instagram: @blogdakika
Beijos no core,
KIka