Oi meninas!!!
Vim compartilhar com vocês uma grande paixão minha: os livros!!! Sou completamente apaixonada por literatura e hoje quero falar sobre o meu livro de cabeceira: ORGULHO E PRECONCEITO, da Jane Austen.
Este livro é considerado pela crítica a obra-prima da escritora inglesa, que foi concluído antes que ela completasse 21 anos, o que é um verdadeiro prodígio pois é uma narrativa densa, que esmiúça os personagens e seus sentimentos, e faz também uma crítica à sociedade, aos convencionalismos e preconceitos da época.
Não vou contar muito da história, senão perde a graça. Só vou adiantar que é um romance ambientado na Inglaterra rural do início do século XIX e gira em torno da heroína Elizabeth Bennet, a 5ª filha de um proprietário rural, uma jovem de 20 anos que lida com os problemas de uma sociedade aristocrática e moralista a cerca do amor, casamento e educação feminina.
A personagem é uma mulher forte, que acredita no casamento por amor em uma sociedade que pregava o casamento por conveniência e que desprezava as classes inferiores. Mas ela é também preconceituosa, pois tende a julgar as pessoas por suas primeiras impressões.
A história começa a esquentar quando nossa heroína conhece o aristocrata Mr. Darcy, que é rico, bonito e inteligente, mas socialmente reservado, o que é interpretado como orgulho excessivo por conta de sua alta posição social. Ambos batem de frente diante de suas diferenças de classe e de percepções, o que leva a renegarem os sentimentos que nutrem um pelo outro.
É uma história linda e densa de sentimentos e interpretações, assim, a cada vez que você ler, perceberá e sentirá coisas diferentes, não só a respeito dos personagens, mas também a respeito de suas próprias crenças sobre o amor, o preconceito, as diferenças e o orgulho. Recomendo muitíssimo o livro, não é muito grande nem de difícil leitura.
E para complementar o livro, você pode também assistir ao filme, de 2005, baseado nessa obra, que tem a Keira Knighttley como personagem principal. É um filme maravilhoso, fiel ao livro, com uma excelente fotografia, atuações emocionantes e cenas lindas de morrer.
Aproveitem o domingo para descansar e curtir um romance, ok?
Beijos!
Amanda