7 Ativos Cosméticos Estranhos Que Fazem Sucesso

Tempos atrás falei aqui de alguns ativos cosméticos “inusitados”, e até usei alguns, como o veneno de cobra e de abelha. Mas a lista dos ativos “diferentes” é bem extensa e engloba desde “baba de lesma” até extrato de jaca. O engraçado, ao menos pra mim, é que esses ativos fazem muito sucesso e ninguém parece se importar com o fato de que alguns desses ativos são bem nojentos, como a “placenta de ovelha”, por exemplo. Na verdade quanto mais esquisito, maior o apelo, e a mulherada parece gostar cada vez mais, sabia? Vamos conhecer alguns desses “ingredientes mágicos” e analisar direitinho como eles funcionam!

1. Veneno de Abelha

Desde que a mídia noticiou que Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge, usava produtos à base de veneno de abelha, a coisa tomou uma proporção enorme e todo mundo queria testar, inclusive eu. Mas o que é que esse veneno tem e faz de tão especial? Bom, ao ser aplicado na pele, o organismo “acredita” que a pele foi atingida pela melitina, que está em boa parte do veneno de abelha. Com isso, a circulação sanguínea local aumenta e há uma elevação na produção da elastina e do colágeno, o que deixa a pele mais firme e com um tônus melhor.

aucp1

Pode ser usado em qualquer idade, mas beneficia mais quem já apresenta problemas com o colágeno, como a flacidez, a perda da tonicidade e da elasticidade. É preciso lembrar que as pessoas que têm alergia a picada de abelha não devem usar produtos com esse ativo, pois ele pode causar as mesmas reações alérgicas, vez que é altamente sensibilizante.

2. Extrato de Jaca

Sabe a jaca, aquela fruta enorme e docinha? Pois é, ela possui uma substância chamada jacalina, que é extraída da semente da jaca, que consegue não só evitar as manchas como também aclareá-las. Esse ativo possui um mecanismo de ação bem interessante, vez que age reduzindo a transferência da melanina para a camada mais superficial da pele, o que torna a pele mais iluminada e também mais clara. Mas não para por aí, pois ao contrário da grande maioria dos ativos clareadores, que só podem ser utilizados no período noturno, os produtos com extrato de jaca podem ser usados também durante o dia, pois se adapta perfeitamente a pele, o que significa que os resultados são obtidos mais rapidamente. Estudos realizados constataram  que os polifenóis presentes na jaca conseguem inibir a biossíntese da melanina, o que significa uma maior despigmentação dos manchas de origens diversas, como as causadas pela idade, pelos raios solares, pela ação do sol e pelo desequilíbrio hormonal, dentre outros.

3. Veneno de Cobra

Um outro veneno que é babadeiro é o de cobra! Sim, é isso mesmo, o veneno de cobra pode e deve ser usado na pele, e pra quem ainda duvida, aviso que já usei e que é ótimo para as rugas. O nome do ativo é Syn-Ake, e ele contém um polipeptídeo semelhante ao da chamada Víbora do templo, do que age bloqueando a receptar de um neurotransmissor chamado acetilcolina, o que, simplificando, significa uma ação similar a dor botox, vez que ele causa uma contração dos músculos, o que evita a formação das rugas. Ficou animada? Calma aí que o efeito é suave e superficial, sendo que o ativo age apenas temporariamente, o que não é lá muito interessante para tratamentos a longo prazo, mas é legal pra usar antes de uma festa ou algo do tipo.

4. Caviar

Tá aí mais uma iguaria nem um pouco comum que é usada pra tratar não só a pele, mas também os cabelos! O interessante é que as propriedades regeneradoras e nutritivas do caviar foram comprovadas há muitos séculos atrás (sim, séculos, mais precisamente no século 12). Antes não se sabia qual era a razão pra que o caviar beneficiasse tanto a pele, mas hoje, com a tecnologia, sabe-se que isso ocorre porque essa é uma iguaria rica em proteínas e em fosfolipídeos, substâncias que ajudam a manter a saúde da membrana celular e a pele hidratada e nutrida.

pele-bonita

No mais, o caviar é rico em ômega 3, gordura do bem que tem ação anti-inflamatória e antioxidante, e que, por combater os radicais livres, previne a pele do envelhecimento, além de possuir efeito rejuvenescedor. Esse efeito se estende também aos fios, que ficam macios, brilhosos e nutridos quando tratados com produtos a base de caviar. Além disso, o caviar age também na reconstrução da fibra capilar, mas de forma mais suave, repondo o seu manto ácido.

 5. Immortelle: A Flor Imortal

A Immortelle é uma flor da ilha de Córsega que consegue se manter bonita e vistosa mesmo após secar, sendo base pra uma linha inteira da L´Occitane. A razão do poder desse ativo está no óleo essencial da flor, que é muito rico em vitamina E e em vitamina A, que são ativos antioxidantes que agem no combate aos radicais livres e, consequentemente, ao envelhecimento da pele. Assim, os cosméticos com esse ativo afastam o envelhecimento e deixam a pele mais viçosa e bonita por muito mais tempo.

6. Edlweiss: A Flor Que Regenera

Existe uma flor chamada Edlweiss, comum dos alpes europeus, que mesmo sujeita a fortíssima ação da radiação ultravioleta, da umidade intensa e de várias outras condições adversas, sobrevive, florescendo apenas uma vez ao ano. Ela possui um mecanismo protetor potente que ajuda na proteção da pele, tem ação firmante, tonificante e regeneradora, sendo, ainda, uma importante aliada no combate ao envelhecimento, já que  combate os radicais livres. No mais, tem efeito calmante e hidrata profundamente a pele, o que ajuda a evitar a formação de rugas.

7. Lama Que Rejuvenesce!

Sabe o Mar Morto? Pois bem, as lama existente nesse mar é, dizem, um bálsamo para a pele! Como contém um alto teor de sal e também de minerais, ela age na renovação das células, o que ajuda a melhorar a textura e a aparência da pele. Além disso, é uma lama de efeito cicatrizante que ajuda a fechar os poros e a reduzir a oleosidade da pele, além de ser antisséptica.

 

 

 

 

7 Ativos Cosméticos Estranhos Que Fazem Sucesso
5 (100%) 2 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.