Categories: Beleza

Acne Nas Costas: Como Cuidar?

A acne, apesar de ser mais comum no rosto, pode surgir em qualquer parte do corpo, mas nas costas costuma incomodar demais, sobretudo no verão, quando andamos com as costas “nuas”, usando menos roupas ou roupas mais curtas e decotadas.

As causas da acne nas costas são as mesmas da acne no rosto e derivam do excesso de produção do sebo, que acaba obstruindo os folículos, que se inflamam e podem ser infectados por bactérias, então, o tratamento acaba seguindo os mesmos critérios.

O tratamento desse tipo de acne, sobretudo o tópico,  é um pouco mais complicado porque  aplicar o medicamento (pomadas, loções etc) nessa região, sozinha, é mais difícil que aplicar produtos no rosto ou nos braços, por exemplo. Outra particularidade que diz respeito à pele das costas,  é que ela é mais grossa que a pele do rosto, o que torna mais difícil a absorção dos ativos de tratamento.

Como Tratar?

O básico é manter a região limpa, higienizada, como sabonetes específicos para peles oleosas e acneicas  como os que contêm ativos como enxofre, ácido salicílico e substâncias seborreguladoras. Feito isso, a região deve ser seca, tonificada e, em seguida, “medicada”.

O uso de tônicos adstringentes é recomendado para limpar profundamente a região, removendo a sujeira e demais resquícios que não saíram com a lavagem. Além disso, o tônico equilibra o pH da pele.

Quando o quadro é leve ou médio, utiliza-se medicação de uso tópico, como o ácido retinoico  o ácido salicílico e o peroxido de benzoíla. Em casos mais “resistentes”, pode-se usar a isotretinoína tópica, antibióticos ou  mesmo o Roacutan, dependendo do caso.

Roupas

O quesito roupas, sobretudo blusas, é muito importante nesse quadro, vez que o ideal é utilizar tecidos que permitam que a pele respire, como o algodão e os demais tecidos naturais. Além disso, é bom optar por roupas mais soltinhas, folgadinhas.

Roupas de tecidos sintéticos são péssimas opções, pois podem irritar a pele e impedem a respiração. Já as roupas apertadas causam irritação local, o que piora a acne nas costas.

Cuidado com o Sol!

Muita gente acredita que o sol “melhora” as espinhas, porque “seca” as mesmas, mas na verdade esse “ressecamento” momentâneo prejudica ainda mais o quadro. Quando for tomar sol, use um filtro solar oil free, não comedogênico e  de textura leve.

Não Espremas as Espinhas!

Esse conselho vale para as espinhas em qualquer lugar do corpo, porque espremer as espinhas pode causar problemas graves, infeccionar a região e piorar ainda mais o quadro.

Procure um médico!

Assim como nos demais tipos de acne, o ideal é procurar um dermatologista de confiança para analisar quais são os tratamentos mais recomendados. Muita gente evita procurar um médico por achar, erroneamente, que os produtos que porventura serão indicados são caros e inacessíveis.

Acontece que hoje já existem excelentes linhas de produtos para peles acneicas, indicadas por dermatologistas, a preços acessíveis. Ou seja, não tem desculpa!

Quanto aos ativos de tratamento, as opções manipuladas costumam ser bem mais em conta, o que também facilita o acesso.

Beijos

Ju Lopes

Acne Nas Costas: Como Cuidar?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

21 horas atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

1 dia atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

3 semanas atrás