Os benefícios do Muay Thai

Muay Thai
Os benefícios do Muay Thai

Muay Thai

Para quem prefere praticar um exercício físico mais intenso ao invés de seguir um treino de musculação específico, pode apostar no muay thai, uma das modalidades de luta que envolve chutes, cotoveladas, joelhadas e socos. Mas, se a sua intenção não é o combate contra outras pessoas, muitas academias oferecem aulas de muay thai voltadas para a perda de gordura localizada, para a perda de peso e para a tonificação dos músculos. A modalidade de luta em questão oferece diversos benefícios para a sua saúde, além dos resultados desejados, como, por exemplo, a coordenação motora, a força e a resistência.

Aquecimento antes da aula de Muay Thai

Antes do muay thai propriamente dito, a aula começa com uma preparação do corpo, que é necessária para um bom desempenho no treino e para você aguentar chegar até o final da aula. A preparação do corpo é feita através de uma sequência de exercícios físicos, como, por exemplo, abdominal, agachamento, alongamento, condicionamento, corrida, flexão, massagem, polichinelo e salto. Depois, a aula segue com os famosos movimentos da modalidade de luta e ainda domínio do adversário. Você não precisa ter medo e encarar um colega de turma, pois o muay thai envolve disciplina e ninguém irá se machucar na aula.

Para quem procura o muay thai com a finalidade de ter um corpo definido, a modalidade de luta trabalha toda a musculatura e acelera o metabolismo, tonificando várias áreas, com foco na barriga, nas pernas, nas costas, nas coxas, nos braços, nos glúteos e nos ombros.

Cada treino de muay thai queima, em média, 900 calorias, mas os resultados dependem de você seguir uma alimentação saudável fora da academia, seja através de dieta ou reeducação alimentar. No início, por falta de aptidão física, provavelmente você fará um esforço maior, mas irá ganhar flexibilidade, força e resistência ao longo das aulas.

Para um melhor desempenho em uma modalidade de luta, você vai precisar melhorar no seu organismo cerca de quatro variáveis, que são: a circunferência da cintura, o índice de massa corporal e o percentual de gordura. Os exercícios físicos antes dos movimentos de luta ajudam você a ter condicionamento cardiorrespiratório, possibilitando que você possa correr e lutar sem sentir fadiga ou limitação. Então, a tendência ao longo do muay thai, além dos resultados desejados, é você ter mais disposição, articulações destravadas, golpes precisos, coordenação motora, alívio do estresse e melhoria da densidade dos ossos, diminuindo assim todas as dores corporais.

Restrições para praticar o Muay Thai

O muay thai não é um exercício físico recomendado para quem não possui liberação médica. Apesar de não ter contraindicações, algumas doenças e algumas lesões podem não melhorar com os movimentos de luta, tal como você imagina. Por causa disso, um exame médico é responsável por checar se você está apta para praticar o esporte. Para quem é liberada, vale lembrar que você vai precisar de roupas especiais e instrumentos de luta, como, por exemplo, tecidos de lycra ou algodão, luvas de boxe, caneleiras e protetor bucal. Antes da primeira aula, consulte seu professor sobre o que é preciso comprar.

Durante o treino, quem é mulher não pode utilizar nenhum tipo de acessório, como, por exemplo, anel, brinco, colar, piercing ou relógio, afinal, o muay thai se trata de um esporte e não de um evento. Além disso, não é permitido utilizar os cabelos soltos, por questões de segurança e concentração. No tatame, por sua vez, não se utiliza sapatos e nem meias, pois os pés, em contato com o chão, geram energia e disciplina, que são necessárias para um bom desempenho nos exercícios físicos e nos movimentos da luta. Os sapatos e as meias, neste sentido, acabam atrapalhando tudo isso.

Os benefícios do Muay Thai
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.