Chocolate Causa Espinhas?

Ontem foi domingo de páscoa e, com certeza, a comilança de chocolate foi das boas, né? Não vou mentir, me acabei mesmooo, feliz da vida!

E, quando estava feliz e satisfeita me deliciando com minhas gordices, um prazer que ninguém tem o direito de atrapalhar, ouvi a seguinte afirmação, de mainha, é claro: amanhã vai acordar com o rosto cheio de espinhas!

Como sei que essa afirmação já é tida como verdade absoluta, resolvi escrever um post explicando que não, chocolate não causa espinhas! A crença popular é forte, mas é puro mito e, até o momento, não existem estudos que comprovem essa afirmação.

É fato comprovado, contudo, que a oleosidade da pele, que é a responsável pelo aparecimento ou não das espinhas, não é determinada pelos alimentos que ingerimos, mesmo que esses alimentos sejam gordurosos.

Estudos recentes feitos na Holanda com dois grupos de adolescentes, um que seguia uma dieta saudável e outro que consumia muito fast food, e, consequentemente, muita gordura, concluiu que não existe relação entre a alimentação e a acne, que tem, sim, relação com os hormônios, grandes responsáveis pelo maior ou menor “trabalho” das glândulas sebáceas.

Captura de tela inteira 31032013 204428

Além de não causar espinhas, um tipo específico de chocolate, o amargo, é um alimento “anti-espinhas”! Isso porque ele é rico em flavonoides, antioxidantes potentes que ajudam a melhorar o fluxo de sangue e a estrutura da pele, além de combater os radicais livres e evitar o envelhecimento precoce, conforme comprovou um estudo feito em 2012 pelo Instituto de Nutracêuticos e Alimentos Funcionais da Universidade de Laval, no Canadá.

Vale lembrar também que o cacau, matéria prima do chocolate traz muitos benefícios para a saúde e é um amigo da pele, já que a sua gordura cria uma barreira natural que evita a perda de água e o ressecamento.

Contudo, mesmo sabendo que o grande vilão da acne são as alterações hormonais, há estudos que sugerem que alguns alimentos, como os carboidratos refinados (biscoitos, bolos, pão branco, dentre outros) e o açúcar, podem contribuir para o aparecimento das temidas espinhas.

Estudos apresentados na Academia Americana de Dermatologia sustentam que o excesso de carboidratos pode, sim, provocar as espinhas, mas o chocolate – ainda bem – ficou fora da lista de possíveis causadores do problema.

É, mas o fato de não provocar espinhas não significa que “liberou geral”, pois ele é rico em calorias e pode causar dores de cabeça, por exemplo!

É essencial, para o bom funcionamento do organismo e para a manutenção da saúde, manter uma alimentação saudável, o que acaba refletindo, também, na beleza da pele.

Então, o ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde, é que apenas 10% da nossa ingestão alimentar diária seja composta de açúcar, o que significa que o consumo de chocolates deve ser moderado e restrito a, no máximo, duas vezes por semana e em porções que não ultrapassem 30 gramas.

Portanto, desde que consumido com moderação (como fazer isso???), o chocolate está liberado, pois o que não vale é exagerar!

Beijos

Ju Lopes

Chocolate Causa Espinhas?
5 (100%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.