Um sorriso bonito não depende só de batom e gloss. Um dos itens que mais garante dentes brancos e saudáveis é o flúor. Muita gente usou quando criança e até na adolescência. Mas, infelizmente, as pessoas esquecem de passar uma vez ou outra, o flúor nos dentes. Se você é uma das mulheres esquecidas, trate agora mesmo de mudar seu hábito. O flúor é um mineral aprovadíssimo pela Associação Brasileira de Odontologia contra a cárie e outros problemas dentários.
O benefício dele é diretamente ligado à saúde dos dentes. Ele age nos ossos da boca e nos dentes, formando uma camada mais grossa de proteção, principalmente quando a gente ainda é criança e os dentes estão em fase de crescimento. Mas, depois de adulto, o benefício dele é reservado à prevenção da cárie e manutenção do esmalte do dente, que geralmente fica escuro com o passar do tempo e ainda acumula resíduos de comida, que resultam nas cáries.
Ele ainda ajuda a tonificar a base de mineral do dente e serve como uma limpeza profunda em toda a boca, inclusive a língua. Ajuda a amenizar a concentração de ácidos contidos na saliva e, assim, melhora a saúde da boca. Ou seja, passar o flúor todos os dias ou em dias intercalados é uma das maneiras mais fáceis que você tem para evitar dores de dente e tratamentos supercaros no dentista. É chato acordar com aquela dor e pior ainda: gastar uma grana alta só para remover a cárie que surgiu entre um dente e outro, dói no bolso!
Tem dias em que a saliva não está cheia de ácidos. Neste momento, o flúor consegue agir de forma mais eficácia no dente, limpando um a um e também repondo minerais, como o cálcio e o fósforo, superimportantes para uma dentição saudável. Assim, seus dentes ficam mais brancos e mais fortes, impedindo a ação das cáries. Ele previne doenças e também deixa sua boca e seu sorriso mais bonito.
A indicação dos dentistas é sempre escovar os dentes após as refeições, passar o fio dental pelo menos duas vezes ao dia e, antes de dormir, enxaguar e fazer gargarejo com um pouco de flúor. A recomendação é sempre usar produtos que não contenham álcool na fórmula. Se você não quiser passar todos os dias, intercale dia sim, dia não. Mas o importante é manter a higienização e a reposição de mineral na sua rotina de beleza.
Mas não é apenas nas embalagens compradas em farmácias e mercados que você encontra o flúor. Ele também está presente na alimentação, por exemplo. E também na simples água potável. É isso mesmo: o flúor está na fórmula de muitas coisas que a gente consume. Como frutas, legumes e vegetais. Uma xícara de chá e também em sopas, principalmente aquelas feitas com ossos de carne vermelha. Outra fonte de flúor é o peixe. Mas atenção: nenhuma destas quantidade encontradas nesses alimentos e bebidas são tão concentradas e eficientes quanto ao flúor comprado nas farmácias. O bom mesmo é consumir os dois: alimentos e flúor concentrado, para garantir a limpeza e também a saúde dos seus dentes.