A maternidade é, sim, uma coisa linda e ser mãe, imagino, é uma benção. Contudo, é comum que um tempo após o parto os seios fiquem flácidos e caídos, o que é um drama para as mulheres.
Há quem sustente que não, que as mamas não “caem” após a amamentação, que isso não passa de mito. Inclusive estudos feitos na Universidade de Kentucky, nos EUA, sustentam que amamentar não está, necessariamente, relacionado com o aumento da flacidez das mamas.
O que acontece, na realidade, no período da amamentação , é que a as glândulas mamárias aumentam de tamanho devido a produção de leite, o que causa o aumento do tecido gorduroso e também o “estiramento” da pele. Daí que quando a mulher acaba de amamentar, quando sai desse período, ocorre uma involução na estrutura da pele, que é uma atrofia, o que pode causar sim, a flacidez em diferentes graus.
Entretanto, seguindo alguns truques é possível, ao menos, tentar evitar que as mamas fiquem flácidas após o aleitamento.
O uso do sutiã, por exemplo, é muito importante e é essencial que ele possua sustentação para aguentar o peso das mamas, e isso significa laterais e alças mais grossas e reforçadas.
Para quem faz atividade física durante esse período, é essencial usar, além do sutiã reforçado, um top também reforçado, já que durante o exercício físico os seios se movimentam muito, o que, devido ao peso, pode fazer com que a elasticidade da região fique comprometida.
Muito cuidado, também, com o excesso de sol, pois os raios solares acabam acelerando a degeneração das fibras de colágeno, o que significa pele mais flácida.
Acho difícil que as mulheres fumem no período de aleitamento, mas mesmo assim vale o alerta: o cigarro é um comedor de colágeno e, sem colágeno, a pele fica flácida. Além disso, a nicotina do cigarro contrai os vasos sanguíneos, o que favorece o envelhecimento da pele e a flacidez. Ou seja, fumar é praticamente implorar para que as mamas “caiam”.
Ficar de olho na alimentação é também muito importante, por isso invistam em alimentos que estimulem a produção de colágeno e elastina, pois eles garantem a elasticidade e a sustentação da pele.
Alguns cremes, sobretudo os manipulados, são excelentes aliados nessa fase, principalmente aqueles que contêm ativos que conseguem estimular a produção de colágeno, como a vitamina C, por exemplo. O ideal aqui é que um dermatologista receite, de acordo com as suas necessidades, o produto correto, com os melhores ativos para o seu caso.
Além disso, é essencial manter a pele da região hidratada e protegida. Por isso, invistam em bons e potentes hidratantes e em filtro solar, que é indispensável sempre!
No mais, evite perder o peso que ganhou durante a gestação de forma abrupta, pois isso prejudica seriamente a elasticidade da pele. Como a mama contém tecido gorduroso, que aumenta e diminui conforme engordamos e emagrecemos, se esse processo for muito rápido é possível que as fibras elásticas se rompam e as mamas “caiam”.
Beijos
Ju Lopes