Categories: Beleza

Cosméticos Orgânicos São Melhores?

Pesquisa recente realizada nos Estados Unidos revelou que existem mais de 800 substâncias químicas, sobretudo conservantes e detergentes, sendo utilizadas em produtos cosméticos, o que pode afetar diretamente a nossa saúde.

Nesse contexto, uma solução viável são os cosméticos orgânicos, feitos com substâncias livres de agrotóxicos, pesticidas, parabenos, sulfatos, corantes, componentes sintéticos e formol, além de contarem apenas com máterias-primas 100% naturais, como óleos essenciais e extratos naturais.

São produtos feitos com óleos essenciais, óleos vegetais, manteigas vegetais, flores, sementes e frutos.

Por serem isentos de corantes artificiais, que são potencialmente cancerígenos, derivados de petróleo, ativos geneticamente modificados e ingredientes sintéticos, não causam alergias, não agridem a pele, o cabelo e o organismo.

São os óleos essenciais que garantem o aroma e trazem também inúmeros benefícios, dependendo do óleo utilizado.

A qualidade desses produtos tende a ser superior, sobretudo os produtos para pele, que não usam óleos minerais, mas sim óleos essenciais, que conseguem penetrar realmente na pele e proporcionar benefícios, ao contrário dos óleos minerais, que não penetram na pele .

Quanto à eficácia, o grau é o mesmo dos cosméticos não orgânicos, com o benefício de agredir menos o seu organismo com um todo e o planeta.

O cuidado aqui e observar a procedência e as certificações do produto, pois, infelizmente, existem sim produtos de qualidade duvidosa.

Para garantir a qualidade dos produtos é preciso que a matéria-prima seja orgânica e certificada por entidades conhecidas, e isso envolve a avaliação dos fornecedores dessas matérias-primas.

A certificação é feita por entidades como o Ecocert, o Instituto Biodinâmico, o Vegan Society e o IBD.

As normas do IBD, que é uma organização extremamente respeitada, são rigorosas, assim como da francesa Ecocert, e, por isso, seu selo de certificação é tão valorizado.

Os métodos de cultivo precisam respeitar o ecossistema e manter o equilíbrio natural, para que o impacto ambiental seja o menos possível.

Os produtos orgânicos não são testados em animais (e só por isso já têm meu amor eterno!), mas sim em voluntários, o que é de extrema importância.

É cristalino, pois, que esse tipo de produto só proporciona benefícios, tanto ao planeta quanto à sua beleza e saúde!

Beijos

Ju Lopes

Compartilhar
Tags: CosméticosCosméticos naturaiscosméticos orgânicos
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…

  • Bepantol

Bepantol: Como Usar, Resenhas, Vídeos

Bepantol: Como Usar ✅ Recomendado para prevenir as assaduras da pele dos bebês, o bepantol é um creme tópico que…