Categories: Beleza

Cuidados Especiais Para Peles Sensíveis

A pele sensível precisa de cuidados especiais, e não só no verão, por causa do sol escaldante, mas em todas as estações, pois ela resseca facilmente e quase tudo pode causar irritações.

Esse tipo de pele é determinado geneticamente, e é possível identificar pelo tom mais avermelhado, pelo aspecto ressecado e pelo fato de ser mais vascularizada, que se torna ainda mais perceptível em pessoas de pele mais clara, embora meninas de pele morena e negra também possam sofrer com esse problema.

A sensibilidade alta desse tipo de pele tem a ver, via de regra, com a atopia, um quadro no qual a pessoa possui uma alta reatividade a estímulos diversos, que aparecem não só na pele, mas também no sistema respiratório, por exemplo. É por esse motivo, aliás, que pessoas que tenham um histórico de alergias respiratórias tendem a ter mais problemas com a dermatite atópica, que é quando a pele fica inflamada, com lesões vermelhas e descamativa.

Claro que qualquer pessoa pode ter quadros de dermatite, mas a diferença é que nesses casos o problema é temporário e tratado de forma mais fácil, o que não acontece com pessoas de pele sensível.

É muito comum que as meninas de peles sensíveis apresentem reações a produtos cosméticos, e por isso é tão importante que elas escolham produtos hipoalergênicos, que são muito indicados não só para quem tem alergias, mas também para quem apresenta esse tipo de pele. O ideal, pra quem tem pele sensível, é sempre testar um pouco do produto antes de aplicar no rosto todo, pois assim dá pra ver de antemão se a pele ficará irritado ou avermelhado. Caso fique, caso apareça qualquer tipo de reação, o produto não deve ser usado.

Os cuidados básicos aqui são os mesmos, e incluem limpeza, hidratação e proteção, o que  será diferente são os produtos a serem usados, pois eles precisam ser específicos para esse tipo de pele, evitando reações alérgicas e ajudando a manter o manto hidrolipídico, que é a camada de proteção da pele.

Na limpeza da pele o mais recomendados são os produtos da categoria syndet, que limpam sem agredir, já que não alteram o pH da pele. O uso da água micelar também é indicado, já que ela limpa mas preserva o manto de proteção da pele. Sabonetes líquidos e espumas faciais devem ser hipoalergênicos e, preferencialmente, sem corantes e perfumes.

A hidratação segue as mesmas regras, e o uso da água termal, que tem propriedades calmantes e cicatrizantes, também é indicado. Nenhum dos produtos deve conter álcool na sua formulação,  bem como corantes a aromas, pois eles aumentam os riscos de reações alérgicas.

Meninas com esse tipo de pele devem tomar cuidado com qualquer coisa que possa agredir a pele, e isso inclui o uso de esfoliantes e ácidos, que até podem ser usados, mas com  acompanhamento e indicação de um dermatologista.

Uma boa opção é apostar em cosméticos com ativos de ação calmante, cicatrizante e anti-inflamatória, como o azuleno, a camomila, a niacinamida, o calmaline e as ceramidas, dentre outros.

 

Cuidados Especiais Para Peles Sensíveis
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

4 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

3 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

3 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás