Agora que já falamos de proteção (AQUI), vamos falar de como cuidar da pele, de quais cuidados básicos, incluindo alimentação, para garantir uma pele bonita e jovem.
1- Alimentação é a Base de TUDO!
Por mais chato que possa parecer, a verdade é que a alimentação é a base da nossa beleza, e pele nenhuma fica bonita se a pessoa se entope de gorduras, açucares, enlatados, fast food, alimentos industrializados e ricos em sal.
O correto é investir numa alimentação saudável e balanceada, com boas doses de vitaminas, minerais, fibras e substâncias antioxidantes, que protegem a pele da ação dos radicais livres e, consequentemente, do envelhecimento precoce.
2- Beba Água!
A hidratação da pele começa de dentro. Só que muita gente não toma a quantidade necessária de água por não “sentir sede”. Acontece que não sentir sede não tem nada a ver com a necessidade do organismo de água, porque quando o sinal de sede ataca é porque já estamos começando a ficar desidratados. Portanto, tome água em intervalos regulares e, para variar, invista em sucos naturais, chás, água de coco e água com sabor, sempre sem açúcar, claro!
3- Mãos e Pescoço Hidratados
Já vi casos em que a pessoa estava com rosto bem cuidado, a pele esticadinha, mas o pescoço e as mãos “gritavam” a verdadeira idade. Por que isso acontece? Porque essas regiões são mais sensíveis, possuem a pele mais fina e vulnerável e ficam mais expostas, e, além disso, quase ninguém se lembra de proteger e cuidar delas. Assim, elas envelhecem mais rápido e denunciam a idade!
4- Lábios Protegidos e Hidratados
A pele dos lábios também é fina e é comum o aparecimento de rachaduras, descamação e ressecamento. Para evitar, use um protetor labial hidratante. É simples, barato e eficaz!
5- Pele Hidratada Já!
Hidratante é o básico do básico, não é mesmo? Escolha produtos com ativos antioxidantes, ativos anti-idade, ativos que consigam penetrar na pele e regenerá-la. Boas opções são a vitamina C, que faz maravilhas pela pele, o ácido hialurônico e o colágeno.
Evitem produtos muito oleosos/gordurosos, exceto se a pele for seca, e tomem o cuidado de não usar produtos que contenham óleo mineral, que não trata a pele e costuma facilitar o aparecimento de espinhas.
Quem tem pele oleosa costuma achar que não precisa de hidratante, mas isso é MITO! Pele oleosa não é sinônimo de pele hidratada, porque óleo é diferente de água, entenderam?
Meninas de pele mais sensíveis devem evitar os hidratantes com fragrâncias ou ativos potencialmente alergênicos, e as de pele oleosa devem usar produtos mais leves, com ativos que regulem a produção de sebo e evitem que os poros fiquem entupidos.
6- Fuja do Bronzeamento Artificial
Não sei quem teve a péssima ideia de inventar algo que faz tanto mal para a pele, mas espero que vocês tenham juízo para não aderir! O bronzeamento artificial causa tantos danos quanto a exposição solar, além de poder causar câncer de pele e várias outras doenças. Além disso, cuidado com os autobronzeadores que contenham diidroxiacetona, uma substância cosmética que pode causar dermatite de contato.
Beijos
Ju Lopes