Quando você chega na frente da prateleira do supermercado ou na farmácia e vê aquele monte de produto, fica sem saber qual levar para casa, não é? Tem creme para desembaraçar e hidratar os cabelos, óleo para evitar o frizz dos fios e leite para suavizar o volume e também deixar as camadas capilares bem nutridas. Mas como saber qual deles é o mais indicado para o seu cabelo? Tem que pesquisar e conhecer cada um dos produtos antes da escolha final.
O creme de pentear, por exemplo, é perfeito para quem tem cachos ou cabelos bem crespos, que ficam com pequenos nós ao longo do comprimento depois do banho. Já o óleo é ótimo para quem tem tinta ou progressiva, para evitar as pontas duplas e também aquele aspecto espigado. Ele consegue controlar esse efeito temido entre as mulheres. Já o leite é indicado para quem tem cabelo pesado ou oleoso, que precisa hidratar, mas sem dar mais oleosidade aos fios.
Mas os benefícios e as especifidades de cada produto vão bem além disso. Cabelo alisado, cabelo crespo, ondulado, com tinta ou com alisamento, ou até mesmo sem nenhuma química, precisa de tratamentos e cuidados como o óleo, o creme ou o leite. Cada um para um tipo de fio, mas todos têm o poder de hidratar, cuidar e alinhar a fibra capilar. Por isso, escolha um deles e invista nos cuidados.
O óleo, por exemplo, é ótimo para amenizar o volume, diminuir o frizz e acabar com o cabelo espigado ou muito arrepiado. É bem indicado para mulheres com tinturas e alisamentos e também para quem tem cabelo bastante volumoso. Ele forma uma película ao redor de cada fio e consegue, assim, proteger o cabelo do vento, do calor e do excesso de chapinha. Mas atenção: ele deve ser usado junto com uma máscara. Ou seja, não adianta só passar o óleo e deixar de hidratar o cabelo com tratamento.
Ele é apenas um complemento na hidratação. Pode ser aplicado nos fios úmidos ou secos e também antes ou depois da escova. Dá brilho, deixa com movimento, mas não deve ser usado por mulheres que sofrem com a oleosidade. Duas ou três gotinhas, dependendo do comprimento, já bastam para cuidar do seu cabelo. Os óleos mais conhecidos são o de argan, o de coco e o de macadâmia. Tem um ótimo de macadâmia, da marca Yenzah, que custa em média R$ 60. Uma outra opção que chegou há pouco no mercado e é superindicado para loiras é o óleo de monoï com argan, da linha Nativa Spa, do O Boticário. Esse custa em média R$ 42,99.
Já o creme deve ser usado para desembaraçar os cabelos e também atua como um protetor térmico antes do uso do secador e da chapinha. Ele deixa os fios bem macios e também dá mais brilho ao cacho, principalmente. Ajuda a hidratar, deixa o cabelo soltinho, mas quando a dose usada é exagerada, pode deixar o cabelo com aspecto de pesado ou sujo. Então, não exagere ao aplicar este produto. Ele deve ser usado em fios úmidos, logo após o banho, e sempre no comprimento, deixando a raiz de fora, justamente para não deixar o cabelo oleoso.
E o leite é o mais leve de todos. Ele ajuda a desembaraçar, mas também deixa o cabelo com um aspecto bem natural e hidratado, o que é superimportante! Ele é bem usado na finalização do cabelo, quando ele está quase seco ou antes da escova, para dar um toque final. Como é leve, não tem uma ação de hidratação profunda, mas ajuda a não deixar os cabelos pesados e oleosos.