Quando eu penso no carnaval, juro que a primeira coisa que me vem na cabeça são os pés! Ô gente, sejamos honestas, os pés sofremmmmmm nessa época, sobretudo pra quem passa o carnaval aqui pela Bahia, que é carnaval de rua, que todo mundo pisa no pé de todo mundo e a gente nem sente na hora…
É, não sente na hora mas sofre depois! Meu primeiro carnaval em Salvador resultou em 10 unhas caídas… Juro! Elas ficaram bem escuras e depois foram caindo, uma por uma. Um desastre! E isso sem falar nos calos, né? Outro desastre!
Mas, desastres a parte, vamos conversas sobre os cuidados necessários pra que os pés resistam firmes e fortes ao carnaval.
A primeira coisa a pensar é no tipo de sapato que vamos calçar, e eu só posso falar pelo carnaval da Bahia, porque é o que eu sempre vivi. Bom, saltos nem pensar, porque a queda é certa. Esqueça o bico fino, esqueça as plataformas e nem pense em sapatos fechados (exceto os tênis, claro).
Pro carnaval daqui o ideal é usar tênis, mas é tênis sem salto, viu? E para de besteira que ninguém vai olhar pro seu pé! Já arrisquei usar sandália, daquelas de trilha, e também umas rasteirinhas trançadas e o resultado foram as 10 unhas no chão algumas semanas depois. Ou seja, não compensa!
Opte por um tênis confortável, nem folgado nem apertado, e que não seja novo, porque tênis novo quase sempre dá calo. Ah, e vão pisotear o coitado, então é meio que desperdício jogar um tênis novo na pista em pleno carnaval. Os tênis mais velhos já estão moldados nos nossos pés e sabemos exatamente o que esperar deles, né?
Acho uma excelente ideia proteger os pés com adesivos específicos para evitar calos e machucados, e sempre levei esses adesivos no bolso pra alguma emergência. Outra boa ideia é apostar numa palmilha específica, que garante mais conforto para os pés.
Fora isso, comece a semana hidratando e esfoliando os pés! Ah, e cuidado com unhas grandes nos dedos dos pés, viu? No pisa pisa da folia, elas acabam machucando muito!
Antes de começar a folia, esfolie seus pés para remover as células mortas, reduzir o aspecto ressecado e aquele efeito esbranquiçado que costuma ficar no calcanhar. Esfoliar é essencial porque também ajuda os cremes de hidratação a penetrarem melhor. O esfoliante para os pés é mais grosso e possui grânulos maiores, já que essa região não é tão sensível como a pele do rosto ou do resto do corpo.
Após a esfoliação, aposte num bom creme hidratante, com ativos como a ureia e o ácido salicílico, por exemplo, que tratam o ressecamento e deixam os pés macios e mais fininhos. O creme de hidratação deve ser usado sempre, não só no carnaval, porque assim os pés ficam permanentemente macios e sem asperezas. O melhor é aplicar esse tipo de produto durante a noite, pra que o pé não fique escorregando no sapato, né?
Cuidando direitinho seus pés aguentarão sem problemas o pula pula dos sete dias de folia!