Vocês sabiam que as unhas “falam”? Pois elas “falam”, e falam muito sobre a nossa saúde e o estado geral do nosso organismo.
Muita gente sequer percebe como andam as unhas porque faz do esmalte, geralmente escuro, um companheiro constante. Contudo, vez ou outra, experimente deixar o esmalte de lado por uns dias para poder observar com cuidado, o estado em que elas se encontram e os “sinais” que elas estão emitindo. Sim, elas conseguem “sinalizar” possíveis alterações metabólicas, nutricionais, inflamatórias, infecciosas e, em alguns casos, até tumores e alergias.
Já sem esmalte (e sem base!), observe atentamente suas unhas. Elas estão de qual cor? Esbranquiçadas ou amareladas? Notou alguma mancha ou alguma marca diferente? Elas estão mais finas ou mais grossas que o normal? Estão frágeis? Quebradiças? Azuladas? Com manchas pretas? Tudo isso pode ser sinal de algo que está acontecendo internamente e, como é um sinal visível, assim que notar algo de diferente, procure um médico para avaliar a possibilidade ou não de algum problema.
Vejam abaixo os sinais mais comuns e as doenças relacionadas:
1- Unhas Finas e Frágeis
Quando as unhas estão muito finas e/ou frágeis, descamando e partindo sem motivo aparente, pode ser sinal de deficiências nutricionais, geralmente relacionadas a pouca ingestão de ferro e de vitamina A, sendo resultado de uma alimentação desequilibrada.
Quando notar esse tipo de coisa, esqueça os esmaltes fortalecedores e procure um especialista para avaliar como anda o seu organismo, quais minerais e vitaminas estão deficientes e quais os possíveis tratamentos.
2- Unhas Muito Grossas
A alteração na espessura das unhas, resultando em um aspecto grosseiro e, muitas vezes, cheios de furinhos, pode ser sinal de uma doença inflamatória chamada psoríase.
Ao observar esse tipo de sinal, procure um dermatologista.
3- Unhas Amareladas
A coloração amarelada nas unhas é comum em quem fuma e, também, em quem usa esmaltes escuros constantemente, mas se esse não é o seu caso, pode ser um sinal de micose, sobretudo se o amarelado não estiver, inicialmente, presente em todas as unhas.
4- Unhas Azuladas
Unhas azuladas, semelhante a quando estamos em algum lugar muito frio, pode ser sinal de doenças pulmonares. Em casos de asma e enfisema, por exemplo, o sangue não consegue chegar oxigenado na ponta dos dedos, deixando a superfície das unhas azulada ou meio roxa.
5- Unhas Muito Brancas e Opacas
Quando as unhas ficam muito brancas pode ser um sinal de queda da albumina, uma substância produzida pelo fígado, podendo indicar, assim, problemas hepáticos.
6- Manchas Pretas ou Escuras
As manchas escuras, quase pretas, podem ser sinais de tumores, inclusive do câncer de pele, sobretudo se aparecer em apenas uma unha. Já quando aparecem vários pontinhos roxos nas unhas, há indícios de algumas doenças autoimunes, como o lúpus, por exemplo.
7- Manchas Brancas
Manchinhas brancas, que são diferentes do embranquecimento total da unha, pode ser sinal de micose! Observe se as manchas são riscadas ou então arredondadas.
8- Unhas Listradas
Quando a unha apresenta duas cores, parecendo duas “tirinhas”, uma de cada cor, pode ser sinal de alterações hepáticas, sobretudo se as cores forem branco e roxo.
Beijos
Ju Lopes