Categories: Beleza

Evite O Ressecamento da Pele!

O ressecamento é um problema bastante comum, mesmo nos trópicos, onde a pele oleosa reina quase que absoluta, e isso pode ser causado por hábitos corriqueiros, como um banho mais demorado, que remove a barreira de proteção da pele, a água quente e outras coisitas mais.

Um hábito que diz muito sobre a pele, e reflete na sua beleza é a questão da limpeza, que deve ser feita todos os dias com um sabonete adequado. Quem tem a pele seca ou ressecada, chegando ao cúmulo de ficar descamativa, deve sempre procurar um sabonete hidratante, já que a função do sabonete é limpar, remover a gordura, e isso, para esse tipo de pele, não é nada bom!

Se a pele do seu corpo estiver ressecada e, mesmo assim, você não dispensar o uso do sabonete em todo o corpo, como é recomendado por muitos dermatologistas, opte pelas versões líquidas, que são menos detergentes e agressivas, e pelos que sejam hidratantes, que são bem comuns nos dias de hoje, sendo que há alguns que prometem, inclusive, substituir o hidratante e também limpar a pele. Existe, ainda, a possibilidade de usar sabonetes para peles sensíveis, que são mais suaves.

Falando em sabonetes, é bom lembrar que os banhos não devem ser longos e muito menos com água quente, dois hábitos que ressecam a pele. Banho frio é impensável para muitos, mas uma água morninha já é o suficiente, né? Desde que não passe de 35°C já está bom!

Após o banho, ainda com a pele úmida, é hora de passar o hidratante, que deve ter ativos que hidratem e segurem a água dentro da pele. O melhor é passar o hidratante com a pele ainda úmida, como dito, para potencializar seus efeitos e melhorar a absorção. Os hidratantes mais potentes são sempre os mais indicados, e os óleos de banho, apesar de não hidratarem a pele, são de grande ajuda, já que formam um filme que mantém água na pele, evitando que ela evapore e que a pele fique seca.

Para quem tem pele ressecada o uso de esfoliantes deve ser restrito. O melhor é usar produtos menos abrasivos, mais suaves, e que a esfoliação seja feita, no máximo, duas vezes ao mês. Já existem no mercado de cosméticos esfoliantes enriquecidos com manteigas e óleos vegetais, e esses são as melhores opções para peles secas ou ressecadas.

Algumas doenças, como a psoríase, o diabetes e o hipotiroidismo, também influenciam na saúde da pele, e acabam refletindo em forma de ressecamento e descamação, por exemplo. Algumas dessas doenças, mesmo com tratamento adequado, ainda afetam a pele, deixando-a ressecada. É o caso do hipotireoidismo, por exemplo, doença que “pede” por hidratante superpotentes, com ativos mais fortes, como a ureia, para evitar que a pele fique muito ressecada. Em outros casos, como a psoríase, somente hidratantes potentes não dão conta do recado, pois o problema tem a ver com  alterações imunológicas da pele, tratadas, via de regra, com medicamentos de uso oral.

Beijos

Ju Lopes

Evite O Ressecamento da Pele!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

5 dias atrás

Primer Smashbox Resenha: Como Funciona, Diferenças, Como Usar

Primer Smahbox Resenha Maquiagem escorrendo, úmida e com brilho é comum em quem sofre com oleosidade excessiva. Já os poros…

7 dias atrás

Como Tirar Mancha de Espinha Do Rosto: Ácidos, Melhores Tratamentos

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais modernos e eficazes, são sem dúvida grandes aliados para quem busca um rosto…

3 semanas atrás

Cabelos Longos Com Franja: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelos Longos Com Franja Tá querendo mudar o visual mas não quer abrir mão do comprimento do cabelo? Que tal…

3 semanas atrás

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

3 semanas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 semanas atrás