Filtro Solar Causa Câncer?

No post  de ontem falei sobre envelhecimento cutâneo e sobre como evitá-lo. Por causa disso, precisei falar do filtro solar, que é, pra mim, o item número 1 no combate ao envelhecimento da pele.

Algumas meninas comentaram que tinham medo de usar o filtro solar pois ele, teoricamente, causaria câncer. Diante disso, fui pesquisar pra ver o que é lenda e o que é fato.

Dois anos atrás teve um burburinho danado por causa de um estudo publicado pela revista Pro Teste ( que eu adoro!), que além de reprovar quase todos os filtro solares analisados, apontou que eles teriam uma substância, o benzophenone 3 ( ou oxybenzone), considerada cancerígena.

Eu não sou química, médica e muito menos cientista, então só posso falar do que eu li, e pelo que li o que acontece é o seguinte: essa substância é proibida em vários países por apresentar esterogenicidade, ou seja, age como o estrógeno, e ser potencialmente  cancerígeno.

Um estudo realizado na Suécia concluiu que crianças não podem usar protetores com benzophenone, já que elas não possuem o desenvolvimento necessário de determinadas enzimas que “quebrariam”  essa substância.

Outro estudo condena o benzophenone, bem como o homosalate, o 4-methyl-benzylidene camphor (4-MBC), o octyl-methoxycinnamate e o octyl-dimethyl-PABA justamente porque eles agem como estrogenos potentes, o que estimula as células cancerígenas a crescerem mais rapidamente.

Além disso, o estudo relata que a endometriose, que tem como causa primária a exposição excessiva ao estrógeno, pode estar relacionada também com o uso de filtro solar que contenha as substâncias acima relacionadas.

Li em  alguns lugares  que o  Benzophenone 3 é facilmente eliminado pela urina ( em adultos) e que não há motivo para todo esse burburinho. Masss, um estudo feito pelo Exames do Centers for Disease Control and Prevention, nos EUA,  encontrou essa substância no sangue de 97% das pessoas  testadas, o que nos leva a crer que o tal benzophenone não é eliminado tão fácil assim.

Outra substância que vem senso relacionada com o câncer é a vitamina A ( que está presente em mais da metade dos filtro solares), pois, teoricamente, trata-se de uma substância fotocarcinogênica, é dizer, que passa por alterações bioquímicas com a exposição ao sol, sendo que essas alterações podem causar câncer.

O que eu acho é o seguinte, se existem dúvidas e você não se sente seguro, suspenda o uso do protetor solar que contenha essas substâncias, mas não deixe de usar filtro solar pois ele é, até hoje, o que mais protege a pele dos efeitos nocivos do sol.

O protetor solar sozinho protege a pele? Não! Nem ele nem nenhum outro produto, porque em um sol de rachar como é por aqui, só a junção de vários tipos de proteção ( filtro solar, chapéu, óculos escuro, exposição solar em horários recomendados etc.) será efetiva.

Outra coisa, filtro solar, para proteger mesmooo, deve ter proteção UVA e UVB (alta de preferência), deve ser aplicado na quantidade exata e ser reaplicado periodicamente.

Então é isso meninas, quando forem comprar um filtro solar leiam a composição e escolham aquele que não contém essas substâncias, se isso as deixar mais seguras.

Eu sou muito “arisca” com essa história de que uma determinada coisa causa isso ou aquilo, porque hoje um estudo prova uma coisa, amanhã prova exatamente o oposto e a gente fica meio perdido nesse mar de suposições, mas como com câncer não se brinca, é melhor evitar!

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Filtro Solar Causa Câncer?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

6 Comments
  1. olá ju, acredito que seja verdade porque todos os protetores que utilizei com essa substância me causaram forte alergia, inclusive sendo necessário ir ao hospital. Dessa forma, só utilizo protetores que não contém a substância.

  2. Oi Ju!
    Você poderia falar dos bronzeadores, ja que estamos no verão e muitas querem ficar com uma corzinha.
    Ajudando nós branquinhas, tbm as morenas. Falando o que é bom e o que é ruim. E sobre os bronzeadores e protetores, qual é o correto para qual pele pegar uma cor bonita e ficando com a pele saudável.
    Beijos!

    PS: Amo o patricinha esperta!

  3. Ju, qual filtro solar vc está usando? Vc confia nele?

    Obrigada!

    1. Isa, eu uso o Filtrum, mas já vi que ele tem substâncias proibidas e estou pra trocar, to pesquisando outros!
      Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.