Categories: Beleza

Manchas nas Axilas? Como Evitar

4.94 Votos de 5
manchas axilas

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica escondida, é fato, mas, cedo ou tarde, elas serão vistas, e é bom que estejam em bom estado, não é mesmo?

Porque as axilas ficam escuras?

A axila está numa área de dobra onde, devido a esse fato, o suor fica retido mais facilmente, assim como os micro-organismos, que tendem a se proliferar, pois é uma região quente e úmida. Além disso, a área é mais sensível, de forma que o atrito causado ali pode, facilmente,  acabar lesionando a pele e causando pigmentação na região, o que leva ao escurecimento e aparecimento de manchas.

O que acontece é que o atrito constante, já que essa é uma área de dobra, associado ao suor, aos micro-organismos e a vulnerabilidade normal dessa pele, que é mais fina, acaba deixando a pele mais susceptível  a manchas, já que podem ocorrer pequenos traumas que acabam levando a uma maior pigmentação da região, e isso causa manchas.

As manchas que surgem nessa região podem ser também decorrentes da obesidade, predisposição genética ou doenças dermatológicas, mas, via de regra, elas aparecem por motivos mais “simples”, como o uso de cera depilatória, a alergia a lâmina usada na depilação, o atrito da pele com a roupa, o uso de desodorantes com ativos abrasivos ou assaduras.

O atrito com a roupa, assim como a depilação, é um dos maiores causadores das manchas escurecidas na região, e isso é fácil de entender porque sempre que nos movemos, sempre que movimentamos essa região há atrito entre a pele e a roupa, e isso gera uma irritação. Como a pele entende isso como sinal de agressão, ela acaba criando uma camada de pele mais “grossa” para se proteger,e isso acaba deixando a região mais áspera e escura.

Esse problema não tem muito como resolver, porque não tem como ficar sem movimentar a região, mas o uso de tecidos mais leves e finos, de fibras naturais, minimizam o problema, porque quanto mais grosso e áspero for o tecido, maior será o atrito.

Exilas escuras cuidados

Se a região já estiver escura, o melhor é lançar mão de ativos clareadores, de cremes com ação despigmentantes, como, por exemplo, o ácido azeláico, o ácido mandélico e a hidroquinona, que devem ser utilizados sob orientação de um dermatologista de confiança.

Mas, só o uso dos clareadores não basta, pois se a causa externa não for eliminada, a pele volta a escurecer. Assim, se a sua axila escurece por causa da depilação e você, mesmo usando os despigmentantes, continua usando o mesmo método, a pele vai continuar manchada pois a causa externa não foi eliminada.

Manchas nas axilas: Causas

Para evitar as manchas é preciso, primeiro, cuidar da higiene. Parece óbvio, mas o que não falta é gente que descuida dessa região. Como possui micro-organismo, como fungos e bactérias, o ideal é usar sabonetes à base de triclosano para remover as bactérias ali existentes e evitar a sua proliferação.

Mas o que os fungos e bactérias têm a ver com as manchas? Tudo! É que eles deixam a pele mais sensível, e quanto mais sensível a pele está, mais propensa ao aparecimento de manchas ela se torna.

Em condições normais, basta usar o sabonete na hora do banho, mas quem transpira muito deve lavar as axilas com sabonete específico três  vezes ao dia.

Manchas nas axilas: Desodorante

A primeira coisa a ser observada na escolha do desodorante é que ele não deve conter álcool, já que o álcool acaba irritando a pele, e isso facilita o surgimento de manchas.

Os desodorantes em spray (e também o aerossol) são a preferência da grande maioria, até por questões de higiene, mas opte sempre por produtos que não contenham alumínio, que está, supostamente,  relacionado a vários problemas de saúde.

O desodorante em aerossol é, ainda, o mais irritante, sobretudo para quem possui pele sensível, já que ele contém pequenas partículas de talco que, supõe-se, pode obstruir as glândulas. Além disso, esse tipo de desodorante contém álcool, que pode acabar obstruindo as glândulas e levando a uma inflamação que propicia o surgimento de manchas.

A versão roll-on só deve ser utilizada se a axila for muito bem higienizada, já que pode contaminar o produto e transportar para ali fungos e bactérias.

Nesse sentido, os desodorantes cremosos são boas opções, sobretudo para quem tem algum tipo de irritação ou sensibilidade na região. A dica é, somente, lavar as mãos antes de aplicar o produto para evitar que micro-organismo sejam depositados nas axilas.

Manchas nas axilas: Depilação

De olho na depilação! A depilação deve ser muito bem escolhida pra que seja o menos traumática possível, já que depilar acaba gerando uma irritação local pela remoção dos pelos.

A depilação das axilas geralmente é feita com creme depilatório, cera (quente ou fria) ou lâminas, métodos que, por causa da sensibilidade da região, podem causar manchas. No caso da cera e da lâmina, as manchas ocorrem em decorrência do trauma que elas causam na pele, e todo método depilatório que cause traumatismos na pele pode causar manchas. Quanto ao creme depilatório, o fato é que na grande maioria das vezes eles mancham, e já aconteceu comigo! É preciso muito cuidado porque eles tendem a ter substâncias que agridem a pele ou causem alergias (o meu caso), o que deixa a região irritada e “assada”, já que associada a irritação, tem o suor.

O ideal, nesses casos, seria a depilação com laser de diodo, que elimina os pelos e ainda ajuda na clarear a região por conta da sua afinidade com a melanina, mas como esse método não cabe no bolso de todo mundo, é preciso que a depilação, seja qual for o método escolhido, seja feita com bastante cuidado. No caso da lâmina, jamais depile a seco, pois assim o atrito será maior e as chances das manchas aparecerem também. Hoje já existem espuminhas pra depilação feminina e são elas que devem ser usadas. Além disso, a lâmina deve ser usada no sentido contrário do crescimento dos pelos para minimizar o atrito e evitar a irritação local.

No caso da depilação com cera, esfolie e hidrate a pele algumas horas antes e nunca, jamais, use ceras reaproveitadas, que pode causar infecções e encravar os pelos.

Independente do método escolhido, evite usar qualquer produto que tenha álcool ou alguma substância irritante ou abrasiva, já que a pele estará mais sensível, mais vulnerável e pode ficar irritada muito facilmente.

Manchas nas axilas: Esfoliação

A grande maioria das pessoas não possuem o hábito de esfoliar a pele, de usar esfoliantes rotineiramente, e são raras as que esfoliam as axilas, o que é uma pena, porque uma simples esfoliação pode resolver muitas coisas, já que ela faz a chamada renovação celular, que elimina as células mortas da superfície da pele, e evita que os pelos encravem. Além disso, a esfoliação deixa a pele macia e evita aquele aspecto de aspereza que é bem comum.

O cuidado é escolher uma versão mais suave de esfoliante e aplicá-lo com cuidado, em movimentos suaves já que essa região possui a pele mais sensível.

O correto é esfoliar a pele das axilas a cada duas semanas, usando sempre esfoliantes com grânulos pequenos, que esfoliam sem agredir.

Manchas nas axilas: Hidratação

Os cremes hidratantes são essenciais para deixar a pele da região sem manchas e macia, sobretudo as que contém vitaminas e antioxidantes, que acabam evitando o envelhecimento da pele das axilas e garantem uma hidratação mais profunda.

A hidratação ajuda também a manter os pelos encravados bem longe e a prevenir o escurecimento da pele justamente porque ele aumenta a barreira de proteção na pele, e isso evita que a pele manche.

Desodorantes de ação hidratante são os mais recomendados, já que fazem duas coisas de uma só vez, mas pode-se, também, usar o hidratante corporal também nas axilas, sempre após a higienização local. Esse cuidado mantém a pele mais bonita e cuidada, prevenindo o atrito e, consequentemente, as manchas.

Manchas nas axilas: Tecidos

É preciso também ter muito cuidado com as roupas que se usa, já que os tecidos artificiais, sintéticos, bem como as roupas muito coladas, acabam causando traumas na região. Assim, opte por roupas mais soltas e de tecidos naturais, como o algodão.

Boa Higienização Local Faz Diferença

A correta higienização das axilas é um cuidado mais que essencial, que não podemos esquecer! Lavar as axilas todos os dias, duas vezes ao dia, mantém a região limpa, remove o excesso de bactérias e evita que a pele fique irritada por causa do excesso de suor.

O ideal é que a higienização das axilas seja feita com sabonetes que tenham ação contra as bactérias, bem como os que são à base de ativos como o triclosano, ajudam a remover o excesso de bactérias. É importante remover o excesso de bactérias porque elas acabam deixando a pele mais sensível e isso, claro, favorece o surgimento de manchas.

Caso use esponjas, dê preferência as que são macias e que não agridam a pele da região, que, por serem mais finas, mancham muito mais fácil com as irritações.

Após o banho, seque a região, não a deixe úmida, porque o local fica abafado e, associado a umidade, pode se transformar em palco pra proliferação de fungos.

Manchas nas Axilas? Como Evitar
4.9 (98.82%) 17 Votos

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

5 dias atrás

Primer Smashbox Resenha: Como Funciona, Diferenças, Como Usar

Primer Smahbox Resenha Maquiagem escorrendo, úmida e com brilho é comum em quem sofre com oleosidade excessiva. Já os poros…

7 dias atrás

Como Tirar Mancha de Espinha Do Rosto: Ácidos, Melhores Tratamentos

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais modernos e eficazes, são sem dúvida grandes aliados para quem busca um rosto…

3 semanas atrás

Cabelos Longos Com Franja: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelos Longos Com Franja Tá querendo mudar o visual mas não quer abrir mão do comprimento do cabelo? Que tal…

3 semanas atrás

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

3 semanas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 semanas atrás