Categories: Beleza

Mantenha-se Jovem Por Muito Mais tempo!

É engraçado isso de envelhecimento, porque ele acontece progressivamente desde que nascemos, mas chega uma determinada fase em que o foco fica voltado para isso, e falo por mim. Sou super tranquila quanto a isso, não tenho a menor intenção de ficar plastificada, não aceitar a idade e me comportar como uma menina de quinze anos, mas o fato é que a gente quer mesmo envelhecer bem, não é mesmo?

Só que tenho notado que a minha preocupação sempre foi com o rosto, com as mãos, as orelhas (coisa de gente surtada, mas eu sou cismada com orelha! huahuahua) e o pescoço, e nunca me preocupei com o envelhecimento do resto do corpo. Na verdade nunca dei muita atenção a isso, o que é um erro! É que quero que a pele fique boa por muito tempo, e cuido muito do que sei que não tem muito tratamento, como mãos e pescoço, e do que fica mais a mostra, como o rosto, mas o corpo… Nossa, preciso começar a cuidar para retardar ao máximo o envelhecimento!

Não gente, não é só o rosto, mas mãos e o pescoço que envelhecem, mas sim, todo o resto e, pior, a pele de todo o resto.

Para retardar esse processo, que irá chegar, não tem jeito, é preciso cuidar da alimentação, usar muito protetor solar (no corpo todo!), fazer atividade física pra ajudar a manter o peso estável, evitando o estica-estica da pele, e investir em bons (não necessariamente caros) cosméticos, para manter a pele hidratada, com a elasticidade em dias e cheia de viço.

Falando em pele hidratada, existem centenas, senão milhares, de produtos com ação anti-idade para o corpo, que ajudam, e que, apesar de não fazerem milagres, dão uma força e tanto para o projeto “pele linda por muito mais tempo”. Os que oferecem ativos hidratantes potentes são ótimas opções, bem como os que estimulam a formação do colágeno, que tem a sua produção reduzida com o passar dos anos. Existem outros produtos, com ativos diversos, que atuam em várias “frentes” e podem ser ótimos aliados, desde que se saiba exatamente o que esperar deles, porque, afinal, não dá pra esperar que um simples creme recupere todo o estrago que você fez em 30, 40 anos, né?

Vou falar um pouquinho dos cuidados mais importantes para cada região do corpo, tá certo?

Mãos de Fada Já!

Já fiz muitos posts aqui falando dos cuidados com as mãos, porque todo mundo sabe que elas “gritam” a idade, não é mesmo? Tem gente que cuida bem do rosto, faz uma plástica aqui, um preenchimento ali, um botox acolá e consegue manter a coisa em ordem, mas basta mostrar as mãos pra que a gente perceba a “fraude”, porque elas denunciam mesmo a idade!

É fato que a pele das mãos é muito sensível, fina e vulnerável, já que fica exposta o tempo todo, tanto aos danos causados pelos raios solares e demais fatores externos quanto aos danos causados pelo uso de detergentes, produtos de limpeza e outras coisas. Assim, senso mais sensível e vulnerável, os cuidados precisam ser maiores, claro!

Usar luvas de proteção quando for ter contato com produtos de limpeza, que ressecam e agridem, usar hidratantes concentrados diariamente e investir pesado no protetor solar são cuidados essenciais.

Quanto aos hidratantes, invistam nos potentes, nos que conseguem reter a hidratação por mais tempo, nos que contenham ativos antioxidantes, estimuladores de colágeno e retinol, que renova a pele.

Um bom ativo, nesse caso, é o ácido hialurônico. Quando usado topicamente ele não tem poder de preenchimento como dizem alguns produtos de algumas marcas, pois esse efeito só é alcançado quando o ácido hialurônico é injetado. Contudo, os cremes com ácido hialurônico hidratam profundamente a pele, desde que seja o de baixo peso molecular, é claro, porque só esse tipo de ácido hialurônico consegue penetrar profundamente na pele e hidratar de tal forma que chega a minimizar as linhas mais finas, causadas pelo ressecamento intenso. O ácido hialurônico que não seja de baixo peso molecular continua tendo ação hidratante, só que ele não consegue penetrar na pele, tendo, portanto, ação reduzida.

Ativos antioxidantes, como a vitamina C, que também estimula a produção de colágeno, e vitamina E também ajudam, sobretudo em peles mais jovens, já que elas combatem os radicais livres que causam o envelhecimento precoce e ajudam a manter a beleza da pele das mãos.

Braços: O Músculo do Tchau!

Sim, a pele dos braços ( e os músculos, claro!) também sofrem com a ação dos anos, ganhando manchas pequenas, ficando mais ressecada e flácida.

Essa flacidez, contudo, não é a mesma do músculo do tchau, vez que essa última pode aparecer em qualquer idade e está relacionada ao músculo, ou seja, é uma flacidez muscular, muito mais complicada de ser tratada. Aqui, é indicada a prática de exercícios físicos regulares que fortaleçam o tríceps braquial (músculo do tchau, aquele que fica balançando quando está flácido), pois quanto mais firme o músculo estiver, menos visível será a flacidez da pele.

A flacidez da pele, por outro lado, é de tratamento mais fácil, e inclui o uso de cremes com ativos firmadores, que ajudam a tonificar a pele e estimular a produção de colágeno. Protetor solar é essencial tanto para evitar as manchas quanto o envelhecimento, bem como bons hidratantes que evitem o ressecamento e garantam a reposição hídrica diária.

Hidratantes que contenham ureia, ácido hialurônico de baixo peso molecular, óleos e manteigas vegetais são interessantes, pois hidratam profundamente ao tempo em que mantém a umidade. Existem muitos bons hidratantes a baixo custo, é só pesquisar um pouquinho!

Cuidado com os óleos minerais, que só maquiam e não tratam a pele, podendo causar acne cosmética e deixar a pele ainda mais oleosa.

Ah, e falando em braços, cuidado com os cotovelos, né? Como essa região é mais ressecada, vale investir em produtos mais potentes, porque cotovelo fubento é tudo de pior!

Do Pescoço Para Baixo!

Assim como a pele das mãos, a pele do pescoço e também a do colo é muito sensível e fina, além de vulnerável, sendo, por isso, mais propensa ao envelhecimento precoce, até porque nessa região a quantidade de glândulas sebáceas é bem menor, o que significa maior propensão ao ressecamento.

Acontece que a gente quase nunca lembra de passar um cremezinho nessas regiões, né? Protetor solar então, nem se fala, só na praia, no verão, e olhe lá!

E é aí que mora o perigo, porque os raios ultra violeta, principalmente os raios UVA, causam manchas, aceleram a degradação do colágeno e são responsáveis pelo envelhecimento. Esses raios “atacam” a pele todos os dias, faça chuva ou faça sol, mesmo que você fique dentro de casa e esteja nublado, então o uso do filtro solar diário é absolutamente indispensável.

Ele deve ser aplicado no mínimo duas vezes ao dia, e o ideal é que já venha no hidratante e contenha ativos antioxidantes, pois assim é mais fácil não esquecer, e a aplicação torna-se mais simples.

Mas o problema aqui não se refere só às manchas e ao ressecamento, mas também, e principalmente, a flacidez, que, nessas regiões, é dificílima de ser tratada! Claro que tudo depende da genética, mas dá pra cuidar direitinho e “atrasar” o processo, e isso inclui o uso de protetor solar, porque os raios UVA aceleram a degradação do colágeno, causando a flacidez, e o uso de cremes com ativos firmadores.

Escolham sempre produtos mais concentrados, pois os levinhos, aqui, não dão conta do recado não! Ativos como ureia, ácido hialurônico, vitamina C, vitamina D, vitamina E e os retinóides são excelentes opções, assim como os que possuem ação antioxidante potente, os nutritivos (manteigas e óleos vegetais) e os que são firmadores. Esses ativos ajudam a manter as fibras de colágeno e de elastina, preservando a elasticidade da pele e evitando a flacidez.

Em muitos casos o uso de ácidos, sobretudo o retinóico, é bem recomendado, pois estimula a renovação celular, estimula a produção de colágeno, refina a pele, uniformiza a pele e rejuvenesce, mas esse é um ácido que só deve ser utilizado com indicação médica.

Seios: Comece a cuidar já!

Mulher tem muito medo da flacidez nos seios, até porque, pra que a coisa fique de novo “de pé”, é preciso se submeter a uma cirurgia, não tem jeito.

Claro que a gravidade é “danada”, claro que existem fatores genéticos, mas na grande maioria das vezes a culpa é nossa mesmo! Pior, a gente sabe o que tem que fazer, mas nunca faz!

A flacidez nos seios, que assusta a tantas pessoas, pode ter várias causas. Pode ser causada pelo efeito sanfona, pelo aumento dos seios no período gestacional, pela ação da gravidade e por muitas outras coisas, inclusive o uso de tops inadequados par afazer atividade física (se o top não “segurar” corretamente os seios, as fibras elásticas se rompem e a flacidez começa a tomar conta).

O que acontece é que essa região é composta, basicamente, por glândulas e por pele, e isso significa que a ação da gravidade é muito mais intensa!

Contudo, apesar de não serem milagreiros, alguns cosméticos podem ajudar a evitar a flacidez,  a manter a pele nutrida e a retardar o processo de envelhecimento local.

Os cremes firmadores são boas pedidas, mas é muito importante ficar de olho aos ativos e a concentração dos ativos. Por isso, aliás, que eu sempre prefiro produtos manipulados, porque dá pra gente saber ao certo a concentração de cada ativo e, via de regra, eles são mais concentrados.

Entretanto, todos esses cremes só agem na flacidez da pele, e, por isso, é muito importante evitar a flacidez dos músculos, porque não adianta tratar a flacidez da pele se os músculos estiverem flácidos, pois nada dará bons resultados!

Sutiãs que tenham boa sustentação, sobretudo para quem tem seios médios e grandes, são de grande ajuda para manter a firmeza, e não esqueçam de investir em hidratantes para manter a pele sempre nutrida e hidratada.

Pernas, Para Quê te Quero?

Pernas firmes são sim obra da genética, até porque me lembro muito bem da Dercy, aos 88, de maiô e com as pernas super firmes (mais que as minhas, aliás!), e ela nunca foi uma fã de academia. Contudo, para evitar a flacidez muscular, tem que malhar, não tem jeito!

Além de malhar para evitar, ou retardar, a flacidez muscular, é preciso cuidar pra que a pele da perna não fique flácida e ressecada. Para isso, cremes hidratantes, nutritivos e com efeito firmador são muito indicados!

O Tensine e o DMAE podem ser utilizados nesses casos, e o correto é que o produto seja receitado por um dermatologista, que é quem vai dosar corretamente as concentrações, o que garante melhores resultados. O DMAE já é bastante conhecido como ativo firmador, mas sua fama está mais relacionada aos produtos faciais, embora ele possa tranquilamente ser utilizado  na pele corporal para melhorar o contorno e evitar a flacidez.

Barriga Firme!

 Quer manter a barriguinha jovem e firme? Vamos malhar! Evitando a flacidez muscular tudo fica mais fácil, claro, mas existem muitos cremes que prometem uma ajudinha das boas! Cremes que combatem a flacidez da pele e as estrias, são muito indicados, e um ativo bem utilizado nesses casos é o  hydroxyprolisinase, que atua tanto na prevenção da flacidez quanto na prevenção das estrias.
O uso de óleos vegetais também ajuda muito a evitar as estrias, embora não existam estudos que comprovem essa tese, já que eles retém a umidade e evitam a perda hídrica.
Alguns ativos novos também vêm apresentando bons resultados no combate a flacidez da barriga, mas, enquanto não se chega a conclusões mais certeiras quanto a seus efeitos, vale lançar mão de cremes hidratantes e nutritivos, para manter a pele hidratada e, consequentemente, com a elasticidade preservada.
Seja qual for a região do corpo, é preciso cuidar e pra isso não é preciso gastar muita coisa não, pois existem bons produtos de todos os preços, e isso sem falar nos produtos manipulados, que costumam tem um preço bem menor.
Beijos

Ju Lopes

Mantenha-se Jovem Por Muito Mais tempo!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Clareamento dental com BICARBONATO e LIMÃO ⬅

Clareamento dental com bicarbonato: o guia completo ⬅ Pouco dinheiro não é mais desculpa para dentes sujos e encardidos! Basta…

5 dias atrás

Babosa No Cabelo: 15 Receitas Caseiras

Babosa No Cabelo: 15 Receitas caseiras, vídeos e benefícios.

2 semanas atrás

Hidratações Caseiras Para Cabelos: As Melhores ⬅

Hidratações caseiras para todos tipos de cabelos.

3 semanas atrás

Como fazer RECONSTRUÇÃO CAPILAR: As Melhores ⬅

Como fazer Reconstrução Capilar: O Guia Completo Muitas vezes nossos cabelos estão quebradiços e sem vida, isso pode ocorrer por…

3 semanas atrás

Como Congelar BABOSA pra passar nos CABELOS ⬅

Como Congelar Babosa Para Passar Nos Cabelos A dica que eu vou passar hoje é como congelar babosa para usar…

3 semanas atrás

Reconstrução com queratina líquida barata

Reconstrução com queratina líquida Sabe quando os cabelos realmente estão maltratados, cansados de tantas químicas, sem vida, hidratação e que…

3 semanas atrás