Celulite em pessoas magras é normal?
Essa é uma pergunta comum, será que as mulheres magras, aparentemente sem gordura sobrando, podem ter celulite? A resposta é sim e vamos explicar porquê. A celulite é um tipo de afecção benigna que atinge principalmente as mulheres. Pesquisas indicam que mais de 80% das brasileiras sofrem deste mal. O tecido gorduroso aumenta sob a pele e o resultado é aquele efeito de casca de laranja, com ondulações que podem atrapalhar sua vida social, já que muitas vezes você fica com vergonha de ir à praia ou piscina, ou mesmo usar roupas mais curtas, por causa dessas imperfeições.
É um dos piores inimigos da mulher, sem dúvida. A celulite pode começar bem branda, quando atinge o estágio ou grau 1, em que nem é possível notar as ondulações. Se não tratada, pode chegar ao grau 4, em que há dores, ondulações aparentes, escurecimento da pele por falta de circulação e até mesmo febre. Voltando às pessoas magras com celulite, não foram uma ou duas vezes que imagens mostraram que até mesmo aquelas modelos maravilhosas e famosas, além de extremamente magras, também têm celulite.
Em primeiro lugar, muitas mulheres podem ter peso considerado normal para a sua altura, e até mesmo abaixo do desejado, mas ter um percentual de gordura que não é o adequado para o seu corpo. Esse desequilíbrio faz com que ela tenha um percentual maior de gordura e menor de musculatura. O resultado é que todas essas alterações, somadas às ações dos hormônios femininos podem causar a celulite.
Quais as causas da celulite em pessoas magras
Exagero em dietas e exercícios
Sei que você deve estar pensando, mas aquela modelo magérrima, que vive em dieta, não pode ter celulite. Pois é. O que ocorre é que existem pessoas, principalmente as que sobrevivem da sua imagem e da boa forma do seu corpo, que exageram tanto nas dietas quanto nos exercícios. Ficam com um mínimo de células gordurosas. Agora, imagina o pouco de gordura que consomem tentando se distribuir num espaço ínfimo. O que ocorre é o mesmo desequilíbrio, com alteração do tecido gorduroso e compressão dos microvasos. O resultado? Celulite.
Fator genético
Logicamente, esses são fatores importantes, mas não são os únicos. Magras ou com excesso de peso, a celulite é causada por um fator comum a muitas mulheres – a predisposição genética. Isso quer dizer que o número de células de gordura e sua localização são determinados desde o nascimento de cada mulher. Portanto, se você é magra e tem muitas celulites, provavelmente sua mãe, avó, bisavó também tinham celulite.
Alimentação
O consumo de certos tipos de alimentos também propiciam o aumento da celulite, mesmo nas pessoas mais magras. Pense o seguinte, todas as gorduras em excesso que você consumir irão diretamente para o bumbum, as coxas, os flancos. Então mesmo se você for magrinha, cuide muito bem da sua alimentação. Se possível, consuma castanhas, que são ricas em selênio e atuam como antioxidante; arroz e farinha integrais que auxiliam na digestão; vegetais para desintoxicar o corpo, azeite de oliva, que é um anti-inflamatório natural e chás como o verde, que ajudam a eliminar as toxinas do corpo. Ter uma dieta balanceada fará toda a diferença na guerra contra esse vilão.
Circulação sanguínea
Se você é bem magrinha e tem celulite, que tal combater a celulite aumentando o fluxo da sua circulação sanguínea, que podem resultar em ótimos efeitos na sua pele. Nossa sugestão é que você aposte em massagens na área dos nódulos para não só descongestionar o local, como também estimular uma melhor circulação sanguínea. A drenagem linfática é uma ótima opção.
Tratamentos estéticos
Há excelentes técnicas atualmente e que podem resultar em maravilhas para amenizar o efeito da celulite, principalmente se ela estiver bem no início. Aposte na radiofrequência, endermologia, mesoterapia, laser e carboxiterapia, só para citar alguns.
Exercícios
O negócio é não ficar parada e estimular ao máximo seu corpo. As atividades aeróbicas além de estimularem a circulação do corpo, também queimam as gordurinhas, amenizando o efeito casca de laranja. Aposte em exercícios como a natação, a corrida, a musculação, a hidroginástica, o pilates. Todos vão ajudar e muito na luta contra a celulite.
Cremes
Isso mesmo!!! Há ótimos cremes no mercado e você pode passá-los e fazer uma estimulação no local, como uma pequena massagem. Bolinha de tênis e massageadores manuais são ótimos aliados no momento de passar esse tipo de produto. Nada de preguiça.
>> Melhores cremes para celulite
Água
Quem tem celulite precisa ficar atento à hidratação do corpo e o melhor líquido, sem dúvida, é a água. Beba pelo menos dois litros por dia. Ela ajuda a eliminar as toxinas e fazer com que o seu sistema intestinal funcione melhor.
Mas, se você não está conseguindo, com as dicas acima, amenizar suas celulite, que tal procurar um especialista? Ele não só fará o melhor diagnóstico do seu caso, como indicará também o melhor tratamento.
Veja também:
- O que é celulite? Quais as causas? Quais os tipos
- Celulite Nas Pernas Tratamentos! ✅ O Guia Completo
- Celulite Cup – O Que é, Como Usar, Resenha